Haitong falha contratação de António Domingues
O banco queria que o antigo presidente da CGD ocupasse um cargo de administrador não executivo. Mas o convite não foi aceite. E o Haitong continua à procura de nomes para fechar a equipa.
O Haitong Bank, antigo BES Investimento, tentou contratar António Domingues. Mas não foi bem-sucedido. O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos foi convidado para administrador não executivo no banco, mas recusou o convite, apurou o ECO.
Contactado pelo ECO, António Domingues não confirma nem desmente as notícias. O gestor é não executivo na Nos e já confidenciou aos mais próximos que não está disponível para qualquer cargo executivo. O Haitong, por seu lado, também prefere não fazer comentários. O convite é feito numa altura em que o banco está ainda a tentar fechar a lista final dos órgãos sociais para a entregar ao Banco de Portugal.
Da lista de órgãos sociais do Haitong chegou a fazer parte Pedro Rebelo de Sousa, advogado e sócio da SRS Advogados, enquanto administrador não executivo. Mas isto acabou por não acontecer. O advogado foi indicado para presidente da mesa da Assembleia Geral do Millennium BCP e esta proposta foi o pretexto estará diretamente relacionada com a decisão de Rebelo de Sousa em não integrar a administração do Haitong Bank. Uma das exigências do Banco de Portugal é que os nomes indicados pelos chineses do Haitong sejam personalidades independentes.
Esta lista está a ser preparada depois de o Haitong ter anunciado um plano de reestruturação e um aumento de capital. Uma operação que começou com um reforço de capital de 60 milhões de euros. É uma pequena parte do total de 419 milhões com que a instituição pretende reforçar as contas, para fazer face aos prejuízos de quase 100 milhões da casa mãe.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Haitong falha contratação de António Domingues
{{ noCommentsLabel }}