Portugal volta aos mercados. Taxa a dez anos abaixo dos 3%

Portugal volta aos mercados com um duplo leilão de dívida a cinco e dez anos, isto numa altura em que as taxas estão a tocar mínimos. Os juros a dez anos estão abaixo dos 3%.

Os juros da dívida nacional continuam a descer nos mercados. As taxas estão a tocar mínimos, isto quando Portugal se prepara para mais um leilão de obrigações do Tesouro com o qual pretende obter até 1.250 milhões de euros. A yield a dez anos mantém-se abaixo da fasquia dos 3%.

As taxas estão a recuar há algumas sessões, sendo esta a quinta sessão consecutiva de descida da rendibilidade da dívida de referência, a dez anos. Com a valorização dos títulos, o juro está a cair 1,2 pontos base para 2,937%. Baixou dos 3% no arranque da semana. A cinco anos está a 1,339%.

Esta descida das taxas é importante para Portugal já que o Tesouro conta emitir até 1.250 milhões de euros em obrigações a cinco e dez anos, repetindo a dose do último leilão realizado a 10 de maio. Poderá, assim, reduzir o custo do seu financiamento.

Na última apresentação aos investidores, a agência que gere a dívida pública adiantava que 55% do objetivo de financiamento com obrigações do Tesouro para 2017 já está cumprido, tendo levantado cerca de 15 mil milhões de euros desde o início do ano.

Assim, esta operação de financiamento servirá já para a entidade liderada por Cristina Casalinho assegurar “uma posição de liquidez confortável e pré-financiar as necessidades de 2018″.

Além disso, no final da semana, a Fitch volta a atualizar a notação da dívida portuguesa. A estabilidade do outlook não deixa grande margem para uma subida do rating do nível atual de “BB+”, considerado investimento especulativo. Isto apesar dos vários apelos, tanto nacionais como internacionais, para uma melhoria da notação do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal volta aos mercados. Taxa a dez anos abaixo dos 3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião