Portugal em 4º lugar do ranking europeu da energia eólica

Em Portugal, a energia eólica tem uma importância no consumo energético acima da média europeia. Dentro da União Europeia, só a Dinamarca, a Lituânia e a Irlanda superam o país.

A semana na União Europeia é marcada pelo tema da sustentabilidade energética. Esta segunda-feira o Eurostat divulgou os dados sobre a importância da energia eólica para os Estados-membros e Portugal surge em quarto lugar, com 20% da produção de energia com origem no vento. Além disso, a energia eólica portuguesa foi das que mais importância ganhou em comparação com o ano de 2005.

Em 2005 a energia produzida a partir do vento representava 2% de toda a eletricidade produzida na União Europeia. Onze anos depois, em 2016, a percentagem passou para 10%. Os principais responsáveis por este salto na produção de energia eólica foram a Lituânia (de 0% para 27%), a Dinamarca (de 19% para 43%) e Portugal (de 3% para 20%). A Irlanda, o Reino Unido, a Espanha e a Alemanha também aumentaram a produção eólica.

O vento é atualmente a quarta fonte de eletricidade produzida na União Europeia, atrás da energia térmica convencional (49%), a nuclear (26%) e a hidráulica (12%).

Percentagem da energia eólica no total da produção de eletricidade nos Estados-membros em 2016.Eurostat

Malta, Eslovénia, Eslováquia e República Checa registaram uma produção de energia eólica marginal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal em 4º lugar do ranking europeu da energia eólica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião