Autoridades alemãs investigam recolha de dados do Facebook

  • Tiago Varzim
  • 3 Julho 2017

As regras da concorrência e da privacidade voltam a ter um novo alvo. Depois da Google ter sido multada em 2,4 mil milhões de euros, o Facebook está a ser investigado pelas autoridades alemãs.

A atuação do Facebook na recolha de informação dos seus utilizadores está a ser investigada pelas autoridades alemãs. Estes dados recolhidos através dos milhares de milhões de utilizadores são uma das principais fontes de rendimento da rede social uma vez que permitem personalizar a publicidade. A Bloomberg revela esta segunda-feira que as autoridades da concorrência da Alemanha estão a analisar se o Facebook aproveita-se da sua popularidade para obrigar os utilizadores a concordarem com termos e condições que potencialmente não percebem.

No final do mês, o Facebook ultrapassou os dois mil milhões de utilizadores. Para fazerem parte da rede social e ter um perfil, os utilizadores têm de concordar com as “letras pequeninas”. Ou seja, os termos e condições, exatamente o que as autoridades alemãs estão a analisar. É exatamente essa informação recolhida através dos dados disponibilizados pelos utilizadores nos seus perfis que permitem ao Facebook fazer mais negócio com a publicidade que vende, dado que a direciona de forma mais eficaz aos públicos-alvo.

Na ótica das autoridades alemãs, o Facebook está a “extorquir” a informação aos seus utilizadores. “Quem não concorde com o uso dos dados fica bloqueado de estar na comunidade da rede social”, refere Kuehn Lueer Wojtek, advogado alemão, referindo que “o medo de isolamento social é explorado para ter acesso a toda a atividade feita pelos utilizadores na internet”. Contudo, os advogados alemães não sabem até onde vão as regras da concorrência neste tipo de casos, nota a Bloomberg.

Em maio, a Comissão Europeia sancionou a rede social, mas por causa de outro assunto: a aquisição do WhatsApp por 21 mil milhões de dólares. A compra do Whatsapp pelo Facebook, em 2014, terá envolvido “informação incorreta ou enganosa”, segundo argumentou a Comissão no anúncio. A multa foi de 110 milhões de euros.

Além do Facebook, a comissária da concorrência, Margrethe Vestager, sancionou a Google na semana passada com uma multa recorde de 2,4 mil milhões. Acresce a disputa da Apple e da Irlanda com a Comissão, que diz que a gigante tecnológica tem impostos por pagar.

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