BCP lidera inversão na bolsa, Lisboa destaca-se na Europa

Olhos postos no mercado cambial, onde o dólar cai para mínimos de dez meses. A libra perde força depois da inflação ter ficado aquém do esperado no Reino Unido. Nas bolsas, destaque positivo para PSI.

Aos poucos o verde vai-se sobrepondo ao vermelho na bolsa portuguesa. O PSI-20 arrancou o dia com perdas, mas já virou o jogo graças ao bom desempenho do BCP. Com isto, Lisboa é a única praça que sobe na Europa por esta altura.

O principal índice português avança 0,22% para 5.304,33 pontos. Não são muitas as cotadas que negoceiam em terreno positivo. São apenas seis as ações que se apresentam com ganhos, com destaque para o BCP, que avança 1,47% para 0,25 euros e lidera a inversão dos acontecimentos no benchmark nacional. Outras notas positivas: EDP (+0,58%) e Jerónimo Martins (+0,06%), dois dos pesos pesados que costumam influenciar a performance geral do índice.

Do lado das perdas, os desempenhos menos positivos da EDP Renováveis (-0,48%) e Galp (-0,07%) condicionam a evolução da bolsa, num dia de perdas para os principais índices europeus. O Dax-30 alemão é dos que mais cede, seguindo em baixa de 0,56% para 12.516,24 pontos. Também em Madrid e Paris, os Ibex-35 e Cac-40 recuam 0,09% e 0,28%, respetivamente.

Mas as principais atenções dos investidores estão focadas no mercado cambial. No Reino Unido, depois de a inflação ter desacelerado inesperadamente em junho, aliviando a pressão sobre o Banco de Inglaterra para subir juros, a libra afunda cerca de 0,5% para 1,30 dólares.

Por outro lado, o dólar cai para mínimos de dez meses, pressionado por um novo contratempo na agenda de Trump no que toca à última versão do projeto de lei sobre a saúde, depois de dois senadores republicanos terem dito que não apoiariam a iniciativa do Presidente norte-americano. O euro valoriza 0,63% para 1,16 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP lidera inversão na bolsa, Lisboa destaca-se na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião