5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Aqui e lá fora, é dia de prestar contas. Por cá, é o BPI quem apresenta os resultados do primeiro semestre, depois de ter reportado prejuízos de 122 milhões no primeiro trimestre.

O BPI inaugura a época de apresentação dos resultados semestrais por parte dos bancos, depois de ter reportado prejuízos no primeiro trimestre. Lá fora, as grandes empresas também prestam contas e a Reserva Federal norte-americana dá início a mais uma reunião de política monetária.

BPI apresenta resultados

O BPI apresenta, esta tarde, os resultados do primeiro semestre deste ano. No primeiro trimestre, o banco agora sob a liderança do CaixaBank reportou prejuízos de 122,3 milhões de euros, resultado que refletiu o impacto da venda de 2% do Banco de Fomento Angola. Sem esta venda, o BPI teria registado lucros de 90 milhões de euros. Os analistas antecipam que o banco volte a apresentar lucros no segundo trimestre, mas o resultado não será suficiente para o conjunto do primeiro semestre. O Caixa BI aponta para que o BPI reporte lucros de 75 milhões no segundo trimestre e prejuízos de 47 milhões no semestre.

Como vai o sentimento da maior economia europeia?

O Ifo Institute publica o índice de confiança das empresas alemãs, que tem estado nos níveis mais elevados da última década. Depois de o índice ZEW, publicado na semana passada, ter revelado uma melhoria do sentimento económico por parte dos analistas, agora será a vez de medir a confiança do setor empresarial, no mês de julho. Os economistas consultados pela Bloomberg antecipam uma desaceleração deste índice, depois dos máximos alcançados nos últimos meses.

Grandes empresas prestam contas

Lá fora também é época de apresentação de resultados e esta terça-feira foi o dia marcado por algumas das maiores empresas norte-americanas. AT&T, McDonald’s e General Motors são algumas das empresas que vão prestar as contas do primeiro semestre do ano.

Novas pistas sobre rumo da política monetária

Esta terça-feira será também dia de novas pistas sobre o rumo da política monetária mundial. O Banco do Japão divulga as minutas relativas ao encontro que decorreu nos dias 15 e 16 de junho, enquanto a Reserva Federal norte-americana começa mais uma reunião de política monetária. A reunião da Fed, que termina na quarta-feira, não deverá trazer novidades quanto a uma subida da taxa de juro, atualmente fixada entre 1% e 1,25%, mas Janet Yellen deverá deverá deixar novas pistas sobre uma futura subida dos juros, que deverá ser decidida em setembro.

Novos dados sobre o petróleo

O American Petroleum Institute divulga informação sobre as reservas norte-americanas, depois de os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo se terem reunido com a Rússia para monitorizar o cumprimento dos cortes na produção acordados no ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião