Estado compra mais cinco aeronaves à Embraer

Novos aviões vão substituir os seus C-130 Hércules da Força Aérea Portuguesa. Portugal vai participar no desenvolvimento das aeronaves.

O Estado português já está a negociar a compra de cinco aeronaves KC-390 à Embraer, de acordo com a nota publicada esta quinta-feira em Diário da República. A decisão terá sido tomada em Conselho de Ministros. Os novos aviões serão para instalação e operação em território nacional, embora também possam ser utilizados para combater incêndios florestais.

“(…) ‘Considerando que as seis aeronaves C-130 Hércules da Força Aérea Portuguesa (FA) estão previstas ser substituídas a partir de 2016 e que as características da nova aeronave KC-390 a colocam, em termos de adequabilidade, como apta para substituir aquelas aeronaves’, seria dado ‘início às negociações visando futuras aquisições pelo Governo Português de aviões KC-390 da Embraer, para assegurar a substituição dos 6 aviões C-130 da FA, sujeitas à efetiva participação de Portugal no desenvolvimento da aeronave KC-390′”, pode ler-se na declaração, citada pelo Diário da República.

Portugal estará envolvido no projeto de desenvolvimento e produção do KC-390, processo reforçado pela Declaração conjunta de compromissos assinada a 6 de maio de 2011 pelo ministro da Defesa Nacional e pela Embraer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado compra mais cinco aeronaves à Embraer

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião