CNBC: Austeridade foi essencial para recuperação portuguesa

  • ECO
  • 2 Agosto 2017

Economistas que falaram à televisão norte-americana sublinharam o papel do Banco Central Europeu e da austeridade na recuperação de Portugal, juntamente com receios de instabilidade a caminho.

Só porque se vai na direção certa, não quer dizer que se esteja a salvo, disse à estação norte-americana CNBC o economista David Stubbs, da JPMorgan Asset Management, num artigo publicado esta quarta-feira. A estação televisiva afirma que a austeridade realizada pelo anterior Governo teve um papel importante nos atuais indicadores positivos, e que a estabilidade da atual solução governativa pode não ser certa.

“Portugal continua a ser uma das economias mais vulneráveis”, disse David Stubbs, manifestando-se preocupado com os níveis altos de dívida do país assim como do malparado no sistema bancário.

Para o economista, a recuperação portuguesa deveu-se em grande parte ao programa de estímulos do Banco Central Europeu, mais do que às ações do Governo português, assim como aos cortes feitos durante o programa de resgate pelo anterior Governo.

A CNBC aproveita ainda para sublinhar uma nota do Crédit Suisse, emitida em julho, que assinalava os riscos do mercado de trabalho e da política em Portugal para a sua recuperação económica sustentada.

“A crise levou a uma saída dos trabalhadores mais relacionados ao setor da construção civil, e ao crescimento do crédito. As melhorias recentes no crescimento do emprego representam um desenvolvimento positivo, mas a maior parte do crescimento centra-se em setores de baixa produtividade”, lê-se na nota, que acrescenta: o acordo parlamentar de esquerda “pode não durar para sempre”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CNBC: Austeridade foi essencial para recuperação portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião