Metro de Lisboa arranca “este ano” com obras em atraso no Areeiro

  • Lusa
  • 4 Agosto 2017

“Isto é um atentado, é demasiado para os moradores e para os comerciantes”, disse o presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp.

O Metropolitano de Lisboa arranca “ainda este ano” com obras na estação do Areeiro, depois de os trabalhos estarem quatro anos parados, para que seja retomada a remodelação do átrio norte, mas os comerciantes da praça desconhecem qualquer intervenção prevista.

A empreitada visa “garantir um melhor serviço aos clientes do Metropolitano de Lisboa”, melhorando as acessibilidades e acabamentos, e instalando equipamentos, disse à Lusa o Metropolitano de Lisboa, numa resposta escrita. A empresa indicou que está aberto um concurso público, até 10 de agosto, para a remodelação do átrio norte da estação do Areeiro, com a instalação de elevadores, a renovação das paredes, tetos e pavimentos, a atualização dos sistemas técnicas e a reorganização dos espaços de apoio à exploração na área disponível do átrio.

O concurso público foi lançado com um preço base de 2,1 milhões de euros, mas o valor do investimento chegará a cerca de 3,75 milhões, que corresponde à soma do preço base com um “conjunto de atividades complementares que serão necessárias assegurar, nomeadamente a fiscalização, empreitadas específicas e outros fornecimentos”. Por enquanto, a estação do metro não vai encerrar devido às obras.

“Isto é um atentado, é demasiado para os moradores e para os comerciantes”, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp. O autarca referiu que “o impacto negativo vai depender do sítio onde for colocado o estaleiro e do prazo da obra”.

Já a presidente da União das Associações de Comércio e Serviços, Carla Salsinha, disse à agência Lusa que não tinha qualquer conhecimento desta empreitada. Alguns comerciantes da Praça Francisco Sá Carneiro, onde se localiza a estação metropolitana, disseram não terem sido avisados “de obras nenhumas”.

As obras de remodelação e ampliação no Areeiro, da linha verde do Metropolitano, começaram em 2008 e deveriam ter terminado em 2011. Contudo, só a primeira fase da obra, no átrio sul, demorou cinco anos e apenas em novembro de 2013 se deu início à segunda fase, que diz respeito ao átrio norte daquela estação, com acesso para a Praça Francisco Sá Carneiro e para a Avenida Almirante Gago Coutinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa arranca “este ano” com obras em atraso no Areeiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião