Adicional ao IMI apanha casais de surpresa

  • ECO
  • 9 Agosto 2017

O Adicional ao IMI abrange os imóveis cujo valor tributário excede 600 mil euros. Os casais podem ver este valor duplicar, mas só se entregarem uma declaração onde optam pela tributação conjunta.

Os casais que julgavam estar isentos do Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis (IMI), mas que não entregaram uma declaração que lhes permitia escapar a este imposto, estão a ser surpreendidos com notificações do Fisco para pagarem centenas de euros. A notícia é avançada, esta quarta-feira, pelo Dinheiro Vivo.

O Adicional ao IMI chega em setembro para 211.690 contribuintes, que detêm imóveis cujo valor tributário total excede 600 mil euros. Este valor pode ser superior, se se tratar de casais. Nesses casos, o valor da isenção é de até 1,2 milhões de euros, mas, para isso, é preciso que o casal entregue ao Fisco uma declaração onde exerce a opção da tributação conjunta em sede de Adicional ao IMI.

Ora, os casais que poderiam ficar isentos, mas que desconheciam esta obrigação e deixaram passar o prazo para a entrega da declaração, estão agora a ser notificados para pagar o Adicional ao IMI.

Entre os mais de 211 mil contribuintes abrangidos por este impostos, mais de 15 mil são particulares. Destes, escreve o Dinheiro Vivo, 3.479 são casais que entregaram a declaração para serem abrangidos pela tributação conjunta. Fica por saber quantos casais é que poderiam estar isentos do Adicional ao IMI mas que estão a ser tributados por terem falhado a entrega desta declaração.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Adicional ao IMI apanha casais de surpresa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião