Tensões entre Washington e Pyongyang enervam Wall Street

Trump prometeu "fogo e fúria" caso Coreia do Norte continue a ameaçar os EUA. Aumento do risco provoca queda das bolsas, com investidores a refugiarem-se no ouro.

Coreia do Norte é o tema dominante dos mercados. A reação de Trump face aos últimos desenvolvimentos em Pyongyang está a provocar uma onda vendedora em Wall Street, depois de o Dow Jones ter atingido máximos de sempre no início da semana.

Esta terça-feira, o Presidente norte-americano avisou a Coreia do Norte de que deverá enfrentar “fogo e fúria” se o regime ameaçar os EUA. Em reação, Pyongyang disse que está a considerar disparar mísseis em Guam, uma ilha do Pacífico com ligações aos EUA.

Neste cenário, enquanto índices como o industrial Dow Jones e o de referência mundial S&P 500 perdem 0,30% e 0,32% e o tecnológico cai 0,72%, o ouro, considerado um ativo de refúgio quando há um maior sentimento de aversão ao risco, valoriza 0,89% para 1.272,2 euros.

“As tensões geopolíticas aumentaram a perceção de risco entre os investidores”, referiu Naeem Aslam, analista da Think Markets, à Reuters. “Os comentários de Trump sobre a Coreia do Norte criou algum nervosismo e o receio tem sobretudo a ver com o que o Presidente tenha querido dizer com “fogo e fúria”. O que acontece nestes casos é assistirmos a uma fuga dos investidores nos ativos de refúgio, e por isso temos uma recuperação do preço do ouro”, acrescentou.

"As tensões geopolíticas aumentaram a perceção de risco entre os investidores.Os comentários de Trump sobre a Coreia do Norte criou algum nervosismo e o receio tem sobretudo a ver com o que o Presidente tenha querido dizer com “fogo e fúria”. O que acontece nestes casos é assistirmos a uma fuga dos investidores nos ativos de refúgio, e por isso temos uma recuperação do preço do ouro.”

Naeem Aslam

Think Markets

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tensões entre Washington e Pyongyang enervam Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião