Herdeiro da Samsung recorre da sentença de cinco anos de prisão

  • Lusa
  • 28 Agosto 2017

Lee Jae-yong interpôs recurso da decisão judicial junto do Tribunal do Distrito Central de Seul.

O herdeiro do grupo Samsung, Lee Jae-yong, recorreu da sentença que o condenou a cinco anos de cadeia no âmbito do escândalo de corrupção que levou à destituição de ex-presidente sul-coreana Park Geun-hye.

O advogado de Lee, Kim Jong-hoon, interpôs recurso da decisão judicial junto do Tribunal do Distrito Central de Seul, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, sem facultar mais detalhes.

De acordo com a sentença proferida na sexta-feira, que condenou Lee a cinco anos de cadeia, o tribunal considerou provado que foram entregues subornos à então Presidente Park Geun-hye com a expetativa de obter favores do Governo no quadro da sua consolidação como chefe do grupo Samsung.

Lee Jae-yong, de 49 anos, foi também considerado culpado de desvio de dinheiro, de ocultar ativos no estrangeiro, de obter lucros de atos ilícitos e de perjúrio.

O tribunal deu como provado o pagamento de 7.200 milhões de won (5,4 milhões de euros) para financiar o programa de equitação da filha de Choi Soon-sil, conhecida como “Rasputina” pela sua longa amizade com a antiga chefe de Estado da Coreia do Sul, a figura central do escândalo de corrupção que indignou a sociedade sul-coreana.

Espera-se que a primeira audiência de julgamento, na sequência do recurso interposto, tenha lugar no próximo mês.

A sentença do caso que os ‘media’ da Coreia do Sul denominaram de “julgamento do século”, durante o qual o Ministério Público pediu 12 anos de cadeia para Lee, deixou sem líder o maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul, que inclui empresas de eletrónica, construção e maquinaria pesada.

Lee tinha-se tornado no patrão de facto da Samsung, depois de o pai ter sofrido um ataque de coração em 2014.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Herdeiro da Samsung recorre da sentença de cinco anos de prisão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião