Setembro pinta Europa de verde. PSI-20 avança 1%

  • Juliana Nogueira Santos
  • 1 Setembro 2017

O mês de setembro chegou otimista. As bolsas europeias encerraram o dia a valorizar e o PSI-20 não foi exceção. A liderar os ganhos estiveram o BCP e o setor energético.

No primeiro dia do mês de setembro, a cor predominante dos índices europeus é o verde. De Madrid a Frankfurt, as bolsas registaram ganhos de cerca de 1%, com Lisboa a não ser a excepção. O PSI-20 subiu, num dia em que apenas três cotadas ficaram abaixo da linha de água. O destaque positivo vai para o setor energético e para o BCP.

O principal índice bolsista nacional avançou 0,75% para 5.195,28 pontos, com o BCP a liderar as valorizações. As ações do banco avançaram 1,39% para 0,2265 euros. As energéticas também fecharam em alta, com a EDP a ganhar 0,62% para 3,24 euros, a EDP Renováveis a avançar 0,49% para 6,90 euros e REN a subir 1,05% para 2,79 euros.

PSI-20 entra em setembro pintado de verde

A beneficiar com a subida dos preços dos combustíveis estará a Galp, que nesta sessão avançou 0,93% para 14,04 euros. Os estragos provocados pelo furacão Harvey estão a pressionar os preços do petróleo, prevendo-se que segunda-feira os preços dos combustíveis se ajustem. De acordo com cálculos do ECO com base nos dados da Bloomberg, o agravamento do preço da gasolina deverá ser superior a três cêntimos por litro e o do gasóleo de cerca de um cêntimo.

Por outro lado, os CTT, a Novabase e a Pharol encerraram o dia em terreno negativo, registando quedas de 0,75%, 0,53%, e 1,24%, respetivamente.

Para lá das fronteiras portuguesas, o otimismo foi geral. O espanhol IBEX-35 avançou 0,43%, o italiano CAC-40 subiu 0,74% e o alemão DAX ganhou 0,91%. O índice que agrega as principais cotadas europeias, o Stoxx 600, avançou 0,72%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Setembro pinta Europa de verde. PSI-20 avança 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião