Constâncio: Inflação e desemprego são difíceis de normalizar

  • Lusa
  • 1 Setembro 2017

O vice-presidente do BCE afirmou que a Zona Euro assenta agora numa base estrutural "muito mais sólida", e que os países periféricos, com a sua recuperação, a deixaram mais forte.

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio, manifestou hoje a sua “preocupação” em relação à inflação e ao desemprego, duas variáveis macroeconómicas que considerou “difíceis” de normalizar até níveis aceitáveis.

Num discurso realizado hoje numa conferência em Cernobbio, na Itália, Vítor Constâncio, citado pela agência financeira Bloomberg, disse também que os países periféricos completaram “notavelmente” a fase de ajustamento e a União Europeia (UE) está agora “mais resistente aos choques”.

O economista referiu igualmente que não só a “recuperação cíclica” da zona euro está muito mais “alargada e consolidada”, mas também assenta numa base estrutural “muito mais sólida”. Vítor Constâncio falou ainda dos riscos relacionados com a evolução política e económica dos Estados Unidos e dos países emergentes, bem como dos desafios geopolíticos.

O vice-presidente do BCE referiu também a necessidade de prosseguir com as reformas estruturais e institucionais iniciadas que vão permitir que haja uma convergência económica real dos países, apesar de reconhecer os avanços alcançados até agora nesta matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Constâncio: Inflação e desemprego são difíceis de normalizar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião