Voar sem bagagem na TAP passa a dar desconto de 6%

De Lisboa a Nova Iorque por 400 euros. Ou até Boa Vista pelo mesmo valor. Entram em vigor esta sexta-feira as novas tarifas da TAP, com seis modalidades para todas as carteiras.

As novas tarifas da TAP para voos intercontinentais entram em vigor esta sexta-feira. A partir de agora, a companhia permite viajar em seis modalidades, beneficiando quem não levar bagagem no porão. A ideia é dar ao cliente a possibilidade de “pagar apenas pelo que precisa”, explica a empresa num vídeo publicado no Facebook.

Na tarifa mais acessível, a que a TAP chama de “Desconto”, os passageiros podem viajar a um preço mais em conta, mas só podem transportar bagagem de mão e não podem reservar previamente um assento. Esta modalidade inclui ainda assim, como é habitual, uma refeição ou lanche durante o voo. O bilhete, em contrapartida, não pode ser alterado após a compra, nem é reembolsável. Esta opção não está disponível para voos de ou para a Venezuela. Se precisar mesmo de levar uma bagagem no porão, a TAP recomenda a modalidade “Básica”.

A TAP tem ainda a modalidade “Clássica”, que já permite a escolha prévia dos lugares, bem como o transporte adicional de bagagem até dois ítens. Acima desta está a modalidade “Plus”, que foi pensada “para os clientes que viajam em negócios”. Tem fast track para evitar filas e esperas, e é também flexível na alteração de datas. Além disso, nestas classes mais económicas, podem ser incluidos serviços adicionais mediante pagamento, como acesso à zona lounge do aeroporto, inclusão no programa de acumulação de milhas, entre outros.

Nas modalidades superiores, em primeira classe, a companhia aérea portuguesa oferece duas opções. A primeira é a “Executiva”, que serve para “quem vai de férias e procura o máximo conforto”. Permite o transporte de duas bagagens e alteração à reserva com um custo associado. Os bilhetes também são reembolsáveis com uma penalização. A segunda opção é a classe “Top Executiva”, que é totalmente flexível e cujos bilhetes são reembolsáveis. Os passageiros que viagem nesta modalidade poderão transportar até três ítens de bagagem.

Para exemplificar, o ECO fez algumas simulações no site da TAP no dia 1 de setembro.

Lisboa – Nova Iorque (EUA)

Uma viagem de Lisboa para Nova Iorqe (aeroporto JFK), com partida a 16 de outubro para o aeroporto de JFK, custaria:

Classe económica:

  • Modalidade “Desconto”: 393,21 euros
  • Modalidade “Básica”: 418,21 euros
  • Modalidade “Clássica”: 453,21 euros
  • Modalidade “Plus”: 603,21 euros

Classe executiva:

  • Modalidade “Executiva”: 1.234,21 euros
  • Modalidade “Top Executiva”: 1.384,21 euros

Repare que não levar bagagem de porão (a primeira modalidade) representa um desconto de cerca de 6% em relação à modalidade “Básica”, cuja diferença é precisamente poder ter uma bagagem ligeiramente maior na parte de baixo do avião. Entre as classes inferior e superior, a diferença de preços é superior a 250% — isto é, há opções para todos os gostos e carteiras.

Lisboa – Boa Vista (Cabo Verde)

Encontrámos também uma rota direta de Lisboa para Boa Vista, em Cabo Verde, com partida a 30 de dezembro, mesmo a tempo de celebrar o ano novo. Custaria:

Classe económica:

  • Modalidade “Desconto”: 424,32 euros
  • Modalidade “Básica”: 449,32 euros
  • Modalidade “Clássica”: 484,32 euros
  • Modalidade “Plus”: 634,32 euros

Classe executiva:

  • Modalidade “Executiva”: 609,32 euros
  • Modalidade “Top Executiva”: 759,32 euros

Neste caso, a diferença entre levar ou não bagagem de porão também representa um desconto aproximado de 6%. Em julho, a diretora de marketing da TAP, Paula Canada, disse num evento organizado pelo ECO que a empresa estava a fazer “um upgrade muito grande nos voos de longo curso”. E acrescentou: “Neste momento, temos refeição em todos os voos. Isso é uma coisa que vai evoluir. Temos algo mais ajustado na zona low-cost, e algo para a outra zona.” Para já, as modalidades que entram agora em vigor terão refeição incluida.

Porquê tudo isto? A responsável da companhia aérea também explicou isso. “As pessoas hoje em dia voam pelo preço. O driver da decisão é o preço. O impacto ao princípio é negativo, mas depois há uma habituação”, disse. A empresa estará agora a trabalhar numa campanha de marketing para o mercado norte-aricano, na qual participarão dois atores portugueses de Hollywood: Jaquim Almeida e Daniela Ruah.

Nota de correção: numa versão anterior, era dito que os valores incluiam a viagem de ida e volta. No entanto, os valores da simulação representam apenas a viagem de ida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Voar sem bagagem na TAP passa a dar desconto de 6%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião