Estados Unidos chegam a acordo para aumentar teto da dívida

Democratas e republicanos chegaram, esta quarta-feira a acordo para aumentar o teto da dívida dos Estados Unidos. Donald Trump deu o aval final.

O Presidente norte-americano anunciou esta quarta-feira que acordou um aumento do teto da dívida americana até ao próximo dia 15 de dezembro, evitando potencialmente um incumprimento sem precedentes sobre a dívida pública dos Estados Unidos.

A confirmação foi feita por Donald Trump aos jornalistas, a bordo do Air Force One, depois de ter reunido com os líderes do Congresso de ambos os partidos na Casa Branca. Trump classificou mesmo a reunião como “cordial e profissional”.

O teto da dívida americana irá incluir uma verba para apoiar as vítimas do furacão Harvey, no Texas, estando já prevista uma verba para os possíveis efeitos do furacão Irma. Em causa está um pacote de ajuda às vítimas dos furacões, de 7,9 mil milhões de dólares.

Segundo avança a Reuters, os republicanos defendiam um aumento do limite da dívida — atualmente de 19,8 biliões de dólares — por um período mais longo, mas no final da reunião Trump juntou-se aos democratas que queriam um aumento por apenas três meses.

Sem esta ampliação do limite da dívida o Governo não poderia financiar-se nos mercados ou mesmo pagar as suas contas. Caso tal cenário se viesse a verificar, isso poderia prejudicar o rating dos Estados Unidos, causar turbulências financeiras, e prejudicar a economia norte-americana, podendo mesmo desencadear uma recessão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estados Unidos chegam a acordo para aumentar teto da dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião