5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Os holofotes dos mercados recaem sobre a banca. A Fosun reforçou a participação no BCP e o Montepio Geral sai esta terça-feira do PSI-20.

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o Montepio Geral dita a retirada do banco da bolsa nacional na próxima sexta-feira e do PSI-20 já esta terça. Paralelamente, o reforço da posição da Fosun no BCP poderá influenciar a confiança dos acionistas no banco de Nuno Amado. O Banco de Portugal lança estatísticas que abrangem todas as instituições financeiras monetárias do país. A OPEP faz o balanço dos preços do petróleo no último mês, depois dos furacões invadirem os EUA. Numa nota mais positiva, a maior economia do mundo recebe o novo produto da gigante tecnológica Apple: o novo iPhone.

Há reviravoltas na bolsa. Montepio e BCP ao leme

A Associação Mutualista comprou 98,28% do fundo do Montepio Geral. A Euronext irá desvincular o fundo das unidades de participação do Montepio Geral já nesta terça-feira e o Montepio sairá de bolsa na próxima sexta, abrindo a porta aos acionistas da economia social. O BCP tem somado perdas na bolsa nacional. Esta segunda-feira fechou o dia com uma queda de 4,63%, depois de acumular perdas de 6,53% na semana passada. Contudo, já depois do fecho, o banco de Nuno Amado anunciou um reforço da participação da chinesa Fosun. O presidente executivo acredita que este reforço “demonstra confiança no caminho do BCP”. Resta saber se o sentimento de confiança contagiará os investidores.

O Banco de Portugal faz as contas às instituições

O banco central nacional divulga as estatísticas das instituições financeiras monetárias relativas ao segundo trimestre. Os números mostram a evolução dos empréstimos e dos depósitos em Portugal. Estes dados são conhecidos dias após o anúncio do lançamento de uma plataforma de gestão comum de créditos malparados, que estará em funcionamento a partir do próximo ano. As três maiores instituições financeiras nacionais juntam-se para maximizar a eficiência e serão acompanhadas pelo Governo e pelo próprio Banco de Portugal.

Depois da tempestade, vem o relatório do crude

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela esta terça-feira o relatório mensal do mercado do petróleo. O furacão fez levantar os preços desta matéria-prima (entre outras) mas, chegado aos EUA, a devastação foi menor do que se esperava. Contudo, o Harvey já tinha feito estragos: atingiu as principais refinarias norte-americanas e catapultou os preços da gasolina para um pico de dois anos no país. Em Portugal, foram as energéticas a travar as perdas da bolsa esta segunda-feira, com a Galp Energia, que avançou 1,43%, seguindo-se a EDP (1,35%), a REN (0,90%) e a EDP Renováveis (0,63%).

“Está lá?” — Não, está aqui. Chega o novo iPhone

A Apple vai apresentar esta terça-feira os novos modelos do produto bandeira da tecnológica, o iPhone. Deverão chamar-se “iPhone 8”, “iPhone 8 Plus” e “iPhone X”, e a Bloomberg fala em “mudança” na forma como se utiliza o telemóvel. Este lançamento marca uma década do aparelho. A empresa mais valiosa do mundo tenta assim continuar a surpreender os consumidores — e os investidores — pela positiva.

O que pesa na carteira dos portugueses?

O Instituto Nacional de Estatística vai revelar o índice de preços do consumidor no mês de agosto, referente a Portugal. Na Europa, o índice de preços do consumidor subiu dos 1,3% em julho para 1,5% em agosto, indica a estimativa rápida do Eurostat. Isto, tendo em conta os preços da energia, que escalaram 4% no mês passado. Contudo, estes preços não são habitualmente incluídos na equação dada a sua volatilidade, o que deixa a inflação subjacente nos 1,3% — o número que pesa em termos da política monetária a ser seguida pelo banco central europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião