Bloco quer incluir rendimentos prediais e de capitais no IRS
Catarina Martins entende que os ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo também deviam ser tributados em sede de IRS para beneficiar a classe média.
O Bloco de Esquerda quer incluir rendimentos prediais e de capitais na tributação do IRS, abrangendo assim ganhos com rendas de casa, ações e juros de contas a prazo. A proposta está a ser negociada com o Governo, avançou a líder bloquista em entrevista à CMTV.
“Há rendimentos que não são do trabalho, que não são salários nem pensões. São pessoas que têm muitos rendimentos de capital ou de propriedade e que deviam ser obrigadas a englobá-los para pagarem uma taxa proporcional”, afirmou Catarina Martins, que entende que a medida pode beneficiar a classe média.
A líder do Bloco de Esquerda também quer desdobrar o segundo e o terceiro escalões de IRS, admitindo fazê-lo no prazo de dois anos.
No que toca a pensões, Catarina Martins entende que é possível ir além dos aumentos ao nível da inflação, apontando para uma folga de 100 milhões de euros. Números da bloquista indicam que o aumento de pensões e de outros apoios custou 700 milhões de euros mas o aumento do emprego gerou 800 milhões de euros de receita.
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
Bloco quer incluir rendimentos prediais e de capitais no IRS
{{ noCommentsLabel }}