Portugal na retaguarda do ensino de línguas estrangeiras no 1º Ciclo

  • ECO
  • 25 Setembro 2017

Menos de metade dos alunos do 1º Ciclo estão a aprender línguas estrangeiras. A língua inglesa é a que ocupa a maioria dos currículos escolares por toda a Zona Euro.

O Eurostat publicou um relatório sobre o ensino de línguas estrangeiras no 1º ciclo do Ensino Básico na Zona Euro. Nos dados relativos a 2015, Portugal é destacado entre os países onde menos de metade dos alunos têm aulas de uma outra língua que não a materna. Apenas 35,4% dos alunos da primária aprendem uma língua estrangeira, sendo que a esmagadora maioria (35%) aprende Inglês, e 0,1% aprendem Espanhol. Os números indicam que 0,3% têm aulas de duas ou mais línguas.

Ensino de línguas estrangeiras no 1º ciclo

Fonte: EurostatEurostat

Segundo o Eurostat, quase 19 milhões de alunos do 1º ciclo, correspondente a uma percentagem de 84%, têm aulas de pelo menos uma língua estrangeira na União Europeia. Destes, um milhão aprende duas ou mais línguas.

Em países como Chipre, Luxemburgo, Áustria e Malta, a totalidade dos alunos da primária têm acesso a estas aulas. Segue-se a Croácia com 99,9%, Espanha com 99,4%, e França com 99,2%. Por outro lado, para além de Portugal, Eslovénia, Países Baixos e Bélgica encontram-se abaixo da linha dos 50%, com percentagens de alunos de 49,8%, 42,9% e 36,7% respetivamente.

Fonte: Eurostat

A língua inglesa consta dos currículos das escolas primárias dos vários Estados-Membros, com exceção da Bélgica e do Luxemburgo, ambos com várias línguas oficiais. Quanto à segunda língua estrangeira mais ensinada, o cenário varia de país para país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal na retaguarda do ensino de línguas estrangeiras no 1º Ciclo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião