Nestlé reforça metas de crescimento. Foco está no café e nos animais de estimação

A empresa pretende aumentar a sua rentabilidade através do reforço de negócios com níveis de crescimento mais rápidos, onde se inclui o café e os cuidados dos animais de estimação.

A Nestlé definiu, nesta terça-feira, metas para os próximos anos para aumentar a sua rentabilidade. A estratégia da gigante mundial da industrial alimentar passa por apostar nas áreas de negócio de mais rápido crescimento, tais como o café e os cuidados alimentares dos animais.

A empresa suíça definiu pela primeira vez um objetivo fixo de rentabilidade, apontando uma margem comercial para o ano de 2020, superior em 2,5 pontos percentuais face à alcançada no ano passado.

A definição de uma meta de lucros sinaliza uma grande alteração na estratégia dos gigantes mundiais da indústria alimentar, após décadas em que a prioridade era ganhar escala. Atualmente, perante as dificuldades que as suas marcas vocacionadas para mercados de massas enfrentam em resultado do ceticismo dos consumidores que procuram soluções mais saudáveis e alternativas, o crescimento das vendas do setor está a abrandar e os gigantes da indústria estão a ser pressionados pelos investidores a baixarem custos e apostarem em nichos de mercado mais rentáveis.

Essa pressão está a ser exercida na Nestlé sobretudo por Daniel Loeb, fundador do hedge fund Third Point, que é um dos maiores acionistas da empresa. A meta de crescimento de 2,5 pontos percentuais para a margem operacional traçada para 2020, coloca-a no intervalo entre 17,5-18,5%.

“A pressão do mercado para uma meta para a margem era enorme, perante o crescendo da sombra do Third Point. O objetivo não parece impressionante, mas configura uma tendência para a empresa”, afirmou Jean-Phillippe Bertschy, analista da Vontobel, citado pela Reuters.

A Nestlé disse ainda que uma forte geração de caixa lhe iria permitir acelerar o ser programa de recompra de ações de até 20 mil milhões de francos suíços (17,43 mil milhões de euros). As ações da Nestlé valorizam 1,23% na bolsa suíça, para os 71,71 francos.

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