Tajani sobre Airbnb: “Não podemos aceitar que haja regras paralelas”

Os concorrentes das plataformas como a Airbnb ou a Uber têm de respeitar uma série de regras que não são aplicadas a estas empresas, critica o presidente do Parlamento Europeu.

“Não podemos aceitar que haja regras paralelas para quem opera na União Europeia”. A crítica é lançada por Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, e é dirigida às “plataformas que pagam muito poucos impostos” na Europa, apesar de serem líderes de mercado. Entre elas, a Airbnb, a Uber ou, sobretudo, a Google, a quem Bruxelas aplicou, recentemente, uma multa recorde de 2,4 mil milhões de euros.

Estas plataformas têm uma posição dominante no mercado europeu mas pagam muito poucos impostos, levam tudo o que ganham cá dentro para fora da União Europeia. Isto não cria nem emprego, nem riqueza na Europa”, criticou Antonio Tajani, referindo-se, em primeiro lugar, à Google, cuja multa foi, a seu ver, “muito bem aplicada”.

O presidente do Parlamento Europeu falava numa conferência que sobre turismo, que marca o Dia Internacional do Turismo, e relembrou que estas plataformas “recebem, muitas vezes, apoios do erário público” e, por isso, “as regras têm de ser alteradas”.

“Estou também a pensar na economia colaborativa. A Airbnb e a Uber são os principais operadores nessa áreas, são os novos concorrentes do micro-turismo, mas as outras empresas têm de respeitar uma série de regras que não lhes são aplicadas. Devem garantir-se regras de concorrência e igualdade para todos”, sublinhou.

A jornalista viajou a Bruxelas a convite do Parlamento Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tajani sobre Airbnb: “Não podemos aceitar que haja regras paralelas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião