5 coisas que vão marcar o dia
O Conselho das Finanças atualiza as projeções para as finanças públicas, Carlos Costa fala em conferência sobre a dívida e o INE divulga dados de confiança dos consumidores e clima económico.
O Conselho das Finanças Públicas atualiza esta quinta-feira as projeções para as finanças públicas entre 2017 e 2021. A presidente deste organismo, Teodora Cardoso, também estará presente, à tarde, numa conferência promovida pelo Fórum da Competitividade, sobre dívida pública e crescimento económico, que contará ainda com a presença do governador do Banco de Portugal e vários economistas. A transformação digital continua hoje em debate no 27º Digital Business Congress e há ainda espaço para novas estatísticas do INE. Veja o que marca o dia.
CFP atualiza projeções para finanças públicas
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) atualiza esta quinta-feira as projeções para as finanças públicas entre 2017 e 2021. O organismo liderado por Teodora Cardoso apresentará o relatório “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2017-2021 – Atualização”. Este exercício tem em contas medidas já adotadas e estabelece as condicionantes que se colocam no médio prazo à política orçamental caso não haja novas medidas de política.
Carlos Costa em conferência sobre dívida pública
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, participa na conferência “A Dívida Pública e o Crescimento Económico em Portugal”, organizada pelo Fórum para a Competitividade. A iniciativa, que homenageia Medina Carreira, conta ainda com intervenções dos economistas Daniel Bessa, Paulo Trigo Pereira e Teodora Cardoso.
Como evolui a confiança dos consumidores?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica dados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, relativos a setembro. A confiança dos consumidores diminuiu em agosto, interrompendo a evolução positiva registada desde o início de 2013, e depois de, no mês anterior, ter atingido o valor máximo da série iniciada em novembro de 1997. No mesmo dia, o Eurostat também avança indicadores do clima económico.
Transformação digital continua em debate
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, marca presença no 27.º Digital Business Congress, organizado pela APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. Na quarta-feira, o presidente da APDC, Rogério Carapuça, avisou que a transformação digital está a acelerar de forma “exponencial” e que “haverá uma destruição maciça de postos de trabalho”.
Google tem até hoje para corrigir práticas ilegais
A Google tem até hoje para alterar as suas práticas. Em junho, a Comissão Europeia aplicou uma multa recorde, de mais de 2,4 mil milhões de euros, à gigante tecnológica, por esta ter abusado da sua posição dominante no mercado de motores de busca. As autoridades europeias deram depois 90 dias à empresa para corrigir estas práticas ilegais. Se não o fizer, pode vir a ser sujeita a multas que podem chegar a 5% das receitas globais médias da Alphabet, a casa-mãe da Google.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}