Novabase dispara 15% com dividendo extraordinário

A tecnológica vai propor o pagamento de um dividendo extra de 50 cêntimos. Anúncio leva ações a dispararem perto de 16%.

A Novabase é a estrela do PSI-20 neste arranque de sessão. As suas ações disparam mais de 15%, apoiadas no anúncio de que a tecnológica pretende aprovar a distribuição de um dividendo extra de 50 cêntimos.

As ações da tecnológica avançam 15,47%, para os 3,695 euros, para máximos de mais de três anos. As suas ações já chegaram a valorizar 15,59%, para os 3,699 euros, a fasquia mais elevada desde 25 de junho de 2014.

Novabase dispara até máximos de três anos

Fonte: Bloomberg | Valores em euros

A forte subida das ações da empresa liderada por Luís Paulo Salvado, acontece depois de nesta quarta-feira, já após o fecho do mercado, a Novabase ter enviado um comunicado à CMVM onde informava pretender propor a distribuição de um dividendo extra de 50 cêntimos por ação. A proposta que será votada na próxima assembleia de acionistas que decorre a 26 de outubro prevê a distribuição de cerca de 15 milhões de euros em reservas e resultados acumulados.

Os 50 cêntimos oferecem uma rendibilidade de quase 14% do dividendo, o que suporta a acentuada valorização das ações da tecnológica nesta sessão.

No comunicado enviado ao regulador do mercado de capitais, a empresa explica que optou por pagar estes dividendos porque tem liquidez suficiente para se manter em funcionamento a curto e médio prazo com bastante conforto, tendo assim “todo o interesse em promover medidas de remuneração acionista”, como contraponto às alternativas que existem no mercado no campo das aplicações financeiras.

Este ano, a Novabase já pagou um dividendo de 15 cêntimos relativos ao exercício do ano anterior.

(Notícia atualizada às 08h45 como mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novabase dispara 15% com dividendo extraordinário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião