5 coisas que vão marcar o dia

O dia fica marcado pelo fim da oferta de troca de dívida do Novo Banco e pela ressaca das eleições autárquicas. Também é dia de conhecer novos dados da dívida pública.

O Novo Banco dá mais um passo para a concretização da venda ao Lone Star, com o fim do prazo de aceitação da oferta de troca de dívida. Isto no dia em que o país vai acordar com os resultados das eleições autárquicas e em que o Banco de Portugal divulga novos dados sobre a dívida pública, que em julho se aproximou do patamar dos 250 mil milhões de euros.

Termina o prazo para a troca de dívida do Novo Banco

Termina esta segunda-feira o prazo da oferta de troca de dívida do Novo Banco, através da qual a instituição espera conseguir uma almofada adicional de capital de 500 milhões de euros. Os credores do Novo Banco já aceitaram trocar 4,6 mil milhões de euros em obrigações, o equivalente a 73,4% do objetivo definido para o sucesso da operação. A operação é condição essencial para a concretização da venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star.

País acorda com novo mapa autárquico

Portugal acorda, esta segunda-feira, com um novo mapa político das autarquias. O PS já detinha a maioria das câmaras municipais e reforçou-a, aproximando-se dos 40% a nível nacional. O PSD afundou e está abaixo dos 20%. Esta segunda-feira, o Presidente da República começa a receber os partidos com assento parlamentar.

Novos dados da dívida pública

O Banco de Portugal vai divulgar novos dados da dívida pública, relativos a agosto. Em julho, a dívida pública atingiu um novo máximo histórico, aproximando-se do patamar dos 250 mil milhões de euros, um aumento que ficou a dever-se, em parte, ao acordo entre o Estado e o Santander relativo aos swaps dos transportes. O Banco de Portugal publica ainda estatísticas sobre as necessidades de financiamento e dívida das administrações públicas, relativas ao primeiro trimestre, e a dívida pública na ótica do Procedimento por Défice Excessivo, relativa ao segundo trimestre.

Tem até hoje para concorrer ao Porta 65

Se quer candidatar-se ao programa de arrendamento Porta 65 Jovem, tem até esta segunda-feira para fazê-lo. Podem concorrer os jovens entre os 18 e os 30 anos e o valor do apoio varia consoante o escalão de rendimentos do agregado familiar.

Qual o efeito da política monetária não convencional?

O grupo de investigação Money Macro and Finance (MMF) Research Group reúne-se em Londres para discutir os efeitos das políticas monetárias não convencionais. O economista chefe do Banco Central Europeu (BCE), Peter Praet, estará presente para falar sobre a experiência da zona euro. O evento também vai contar com o governador do banco central da Dinamarca, Lars Rohde, que vai analisar a experiência do país com taxas de juro negativas.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião