Sonae Capital compra 90% da SIAF Energia à Sonae Indústria por 900 mil euros

  • Lusa
  • 12 Outubro 2017

A Sonae Capital, liderada por Cláudia de Azevedo, comprou 90% da Sociedade de Iniciativa de Aproveitamentos Florestais - Energia por 900 mil euros à Sonae Indústria.

A Sonae Capital adquiriu, através da sua participada CapWatt, à Sonae Arauco (participada da Sonae Indústria) 90% do capital social da Sociedade de Iniciativa de Aproveitamentos Florestais – Energia, por um montante de 900 mil euros, informaram esta quinta-feira as duas companhias.

“A Sonae Arauco e a CapWatt ficaram, respetivamente, com uma opção de venda e uma opção de compra, das ações representativas dos restantes 10% do capital social, as quais podem ser exercidas dentro do prazo de cerca de três anos”, lê-se nos documentos disponibilizados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A SIAF-Energia detém uma central de cogeração instalada junto da unidade industrial de produção de MDF de Mangualde, propriedade de uma sociedade integralmente controlada indiretamente pela Sonae Arauco, bem como uma licença para a construção de uma central termoelétrica a biomassa florestal, também junto da referida unidade industrial.

“Uma vez concluída a construção da nova central, o que se prevê que ocorra em finais de 2019, a mesma irá garantir o abastecimento da energia térmica necessária à laboração daquela fábrica de MDF”, informa a Sonae Indústria.

“Com esta transação a Sonae Arauco consegue garantir o fornecimento da energia térmica necessária para a sua unidade industrial de Mangualde, incluindo uma nova linha de produção de MDF com a mais recente tecnologia que ali será instalada e que permitirá um aumento de capacidade de MDF fino, sem ter que realizar o correspondente investimento, aproveitando assim os seus recursos financeiros para investir no negócio de painéis derivados de madeira o qual constitui o seu ‘core business’ [negócio principal]”, acrescentou.

Já a Sonae Capital destacou que “o montante global de investimento a realizar pela CapWatt na referida central termoelétrica ascenderá a 45 milhões de euros, com entrada em exploração prevista para o segundo semestre de 2019 e irá ocorrer, em parte, em simultâneo com o investimento que está a ser realizado pela Sonae Arauco na modernização e aumento de capacidade da referida unidade industrial”.

E rematou: “Este investimento enquadra-se na estratégica de longo prazo da Sonae Capital para o seu segmento de Energia e, em particular, no reforço e desenvolvimento da tecnologia de Cogeração. Em velocidade cruzeiro, esta operação deverá registar um volume de negócios anual de, aproximadamente, 20 milhões de euros e rentabilidade em linha com os demais projetos de Cogeração desenvolvidos pela CapWatt”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae Capital compra 90% da SIAF Energia à Sonae Indústria por 900 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião