Sonae investe seis milhões em startup de inteligência artificial

Sonae Investment Magement investiu seis milhões de dólares numa empresa britânica que estuda a satisfação do cliente dos grandes retalhistas. As preferências dos clientes são agregadas em algoritmos.

A Sonae Investment Management (Sonae IM) investiu seis milhões de dólares (5,07 milhões de euros) numa ronda de financiamento Series A, numa startup britânica que atua na área do marketing, com o objetivo de melhor a comunicação entre as empresas e os seus clientes. Com este investimento, a Sonae pretende internacionalizar a marca e fortalecer a sua reputação, avança em comunicado.

A Sonae IM, sociedade de corporate venture capital da empresa da Maia, anunciou esta quinta-feira o investimento de seis milhões de dólares (5,07 milhões de euros) na empresa Ometria, uma startup com sede em Londres, que estabelece planos de marketing entre as empresas de retalho e os clientes, de forma a conseguir satisfazer as necessidades de cada cliente, recorrendo à inteligência artificial (AI).

“Este investimento na Ometria é mais um passo em direção ao nosso objetivo de construir um portfólio de empresas de tecnologia de retalho B2B em rápido crescimento e mostra o nosso compromisso de apostar em empresas inovadoras que marcam uma tendência quando se trata de avanços tecnológicos no retalho”, explica Eduardo Piedade, membro da diretoria executiva da Sonae IM e da Bright Pixel.

A Ometria é uma plataforma que reúne os dados de clientes (não os pessoais) de várias fontes e mercados, analisando diversos elementos como as visitas que cada loja tem, os números das compras online, as interações e o comportamento online/offline, para depois criar o perfil completo de cada cliente. O passo seguinte é agregar esses dados numa máquina de algoritmos de aprendizagem, que dará expectativas do comportamento dos clientes às empresas.

As grandes empresas retalhistas podem usar a plataforma da Ometria para conseguirem criar mensagens de marketing personalizadas, de acordo com os perfis dos seus clientes.

Ivan Mazour, fundador e CEO da Ometria, diz ainda que este investimento é uma “ótima notícia”. “Estamos ansiosos para trabalhar com a Sonae IM para nos ajudar a explorar novas oportunidades entre os retalhistas europeus e aprender com a sua vasta experiência que resulta de décadas no mercado comércio de retalho”, explica.

Várias empresas agregadas à Ometria mostraram melhorias significativas dos lucros, cerca de 3,5%, 60% repetem compras e revertem em dez vezes mais lucro per email. Com isto, a empresa está a conseguir destacar-se, principalmente no Reino Unido, onde já conta com mais de cem clientes do grande retalho, entre eles Moss Bros, Crew Clothing ou Charlotte Tilbury.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae investe seis milhões em startup de inteligência artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião