Passos Coelho diz que substituição da ministra não é suficiente

O ex-líder do PSD disse esta tarde que Governo também é responsável pelos fogos deste fim de semana e que a substituição da Ministra da Administração Interna não é suficiente para resolver o problema.

Pedro Passos Coelho falou na tarde desta sexta-feira aos jornalistas, sublinhando que o Governo também é responsável pelos incêndios que devastaram o país este fim de semana, e que “já desperdiçou oportunidades a mais para inspirar confiança“. Acrescentou ainda que a substituição da ministra da Administração Interna não é suficiente.

O ex-líder do PSD destacou que os incêndios do fim de semana passado não se deveram só às condições adversas, mas também ao Governo. “A responsabilidade sobre o que se passou também cabe muito ao Governo, não só às condições adversas”, disse Passos Coelho. Acrescentou ainda que “a falha na resposta adequada falhou clamorosamente de um ano para o outro” e que essa resposta “não fica satisfeita apenas porque a senhora ministra vai mudar“.

Destacou ainda que é importante “reestruturar a Proteção Civil” e haver um “concurso transparente, público e nacional”, de forma a fazer uma seleção transparente dos dirigentes da Autoridade Nacional de Proteção Civil. “A Proteção Civil existe para responder às necessidades das pessoas e não dos Governos”, disse.

Passos Coelho referiu ainda que o principal problema “não é o da ajuda imediata, mas sim as dificuldades que se vão sentir nos próximos anos”, chamando a atenção para a necessidade de haver uma intervenção urgente por parte das instituições, sempre em cooperação com as autarquias. Relativamente à criação de uma Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, o social-democrata disse que o PSD não vê nada de negativo nessa possibilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Passos Coelho diz que substituição da ministra não é suficiente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião