Força Aérea terá de comprar mais helicópteros para combater incêndios

  • ECO
  • 26 Outubro 2017

Está em vigor um concurso público para a compra de cinco helicópteros para equipar a frota da Força Aérea, composta por aparelhos do tempo da Guerra Colonial, mas serão necessários mais.

Com a responsabilidade de vigiar e combater os incêndios florestais a passar para as mãos da Força Aérea, o corpo militar será obrigado a reforçar os meios através da compra de mais de cinco helicópteros ligeiros militares. O concurso lançado em maio para a compra de cinco meios aéreos poderá ter de ser expandido para dar resposta a esta necessidade.

Várias fontes citadas esta manhã de quinta-feira pelo Diário de Notícias afirmam que este passo é inevitável e deverá contar do documento que o corpo militar irá entregar dentro de dias ao Executivo, com as linhas guias daquela que vai ser a sua atuação. Para além disso, o Governo estará também a equacionar a possibilidade de integrar os aparelhos do INEM na gestão generalizada a ser levada a cabo pela Força Aérea.

O concurso em vigor foi lançado em maio deste ano e conta com uma dotação de 20,5 milhões de euros, tendo-se já candidatado duas empresas, a Leonardo e a Airbus Defense and Space. Não é conhecido ainda o números de helicópteros adicionais a serem comprados, sabendo-se apenas que os novos aparelhos vão substituir o velhos Alouette II do tempo da Guerra Colonial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Força Aérea terá de comprar mais helicópteros para combater incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião