Diz-me quem és, dir-te-ei a que side events tens de ir

Se é verdade que muito se passar nos corredores da FIL e do Altice Arena, os verdadeiros negócios do Web Summit acontecem no backstage. Fizemos uma lista dos eventos paralelos que não pode perder.

Foi o próprio Paddy Cosgrave a admiti-lo: o Web Summit é muito mais do que uma conferência que funciona das 9 às 18h. Por isso, e porque há muito mais em Lisboa do que o que se passa entre a FIL e o Altice Arena entre 6 e 9 de novembro, o ECO reuniu alguns dos mais desafiadores, disruptivos, divertidos e com potencial de negócio side events que decorrem durante a maior conferência de tecnologia e empreendedorismo do mundo. Para cada tipo de pessoa, um evento paralelo. É que, ao que parece, é nessas horas fora da conferência que se desenvolvem os maiores negócios.

Para os que querem fazer negócio

A Pipedrive organiza, terça-feira dia 7, um encontro que junta a equipa da startup e representantes da Atomico, fundo internacional que liderou, por exemplo, a ronda de 22 milhões de dólares da Uniplaces, em 2015. O evento acontece no Second Home, no Mercado da Ribeira. É, portanto, um bom sítio para tentar fazer negócio (além de, se ainda não conhece, dar uma vista de olhos num dos mais concorridos espaços de cowork da capital).

Para as tech girls

No dia 7, juntam-se mulheres apaixonadas por tecnologia e por realidade virtual. O encontro, organizado em parceria pela comunidade Portuguese Women in Tech, pelo estúdio e pelas Chicas Poderosas Portugal, está marcado para o Museu das Comunicações. A entrada é gratuita mas exige registo prévio aqui. No mesmo dia, as Geek Girls juntam a comunidade na sede da Microsoft, para um encontro de networking. O registo é aqui.

 

 

Para nómadas digitais

A 8 de novembro, penúltimo dia de Web Summit, reúnem-se na sede do THU, na Matinha (Braço de Prata), nómadas digitais na cidade de Lisboa, para conhecerem melhor… o Porto. A ideia deste encontro, promovido pela Digital Nomads Porto, é apresentar a cidade como hub potencial para trabalhadores remotos que, graças à tecnologia, podem trabalhar a partir de qualquer parte do mundo. O Web Summit Meetup for digital nomads decorre a partir das 19h30 e tem entrada gratuita mas exige registo aqui.

Para os que gostam de almoçar com VIP

O ministro britânico Matt Hancock vem a Lisboa participar na conferência, mas vai também almoçar na zona do Parque das Nações, oportunidade ideal para conhecer o ecossistema nacional e dar a conhecer o seu trabalho com a pasta digital no Reino Unido. Assuntos como o Brexit, os desafios da tecnologia e a ligação entre Portugal e o Reino Unido estarão, com certeza, em cima da mesa do almoço. O registo é aqui.

Para os que vêm de fora

Aproveitando o Web Summit, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa convida a diáspora portuguesa a conhecer os atores e projetos do ecossistema empresarial lisboeta. O encontro está marcado para dia 7 de novembro, às 19h, na Praça do Município e conta com vinhos e petiscos de Lisboa.

Para quem gosta de moda

Dia 7, terça-feira, decorre no Pavilhão Chinês, no Príncipe Real, o Web Summit Community Meetup – Ecommerce and Online Fashion!. Com entrada livre, o evento é organizado pela Zalando, gigante alemã que, na semana passada, anunciou a instalação de um centro tecnológico em Lisboa (e a criação de cerca de 50 postos de trabalho). O painel de discussão, que decorre a partir das 18 horas, conta com nomes como Filipa Neto, da Chic By Choice, e Diogo Rendeiro da Feedzai.

Para quem gosta de música

Já aqui falámos neste evento paralelo. Construído em parceria com a startup portuguesa Tradiio, o Un/signed é um palco de uma noite só — a de 8 de novembro — e tem como objetivo celebrar os talentos nacionais “que ainda não têm um contrato com nenhuma editora”, avança o Web Summit em comunicado. A ideia é dar palco a artistas portugueses pouco conhecidos e, ao mesmo tempo, oferecer um programa diferente aos assistentes da conferência. O concerto, que conta com o apoio da Altice, começa às 20h no Lx Factory.

Para quem quer “descansar” do ecossistema

O Hub do Beato — um dos mais ambiciosos projetos da capital para a dinamização do ecossistema empreendedor na zona ribeirinha da cidade — abre as portas durante o Web Summit para oferecer muito mais do que conversas sobre rondas de investimento, unicórnios e exits. A ideia da Startup Portugal foi abrir o espaço à comunidade de cerca de 60.000 pessoas que vão passar por Lisboa por estes dias, com uma oferta que vai desde as artes visuais à cultura pop, passando pelo digital. A entrada no bea.to é gratuita e os eventos decorrem durante todos os dias do Web Summit, entre as 16h e as 21h.

Para os ‘bailarinos’

Se gosta de dançar, talvez este seja ‘o evento’ a que tem de ir. A Le French Tech, recém-instalada em Lisboa, associou-se à Beta-i para organizar uma Funky Party no Estúdio Time, no Mercado da Ribeira (Cais do Sodré). A festa decorre entre as 22h e as três da manhã, na noite de 7 de novembro. A entrada é permitida a todos mas é preciso registo.

Para os loucos pela Amazon

No dia 6, em vésperas do início das conferências propriamente ditas, o escritório da portuguesa Uniplaces recebe Werner Vogels, vice-presidente e CTO da Amazon. Para os fãs da tecnologia e para os loucos pelo gigante de vendas online, trata-se de uma oportunidade única para estar cara a cara com o especialista, em pleno centro de Lisboa. O encontro arranca às 10h30.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Diz-me quem és, dir-te-ei a que side events tens de ir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião