Moscovici: Centeno tem “as condições requeridas” para liderar o Eurogrupo

  • ECO
  • 28 Novembro 2017

O comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros elogia Centeno, mas diz que há vários candidatos com as condições necessárias. E "pode não ser óbvio que seja um socialista a presidir o Eurogrupo".

Mário Centeno “está certamente entre” os candidatos com as condições requeridas para liderar o Eurogrupo. A afirmação é do comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, que lembra, no entanto, que há vários candidatos que cumprem os critérios necessários para assumir o cargo que pertence, atualmente, a Dijsselbloem.

“Vários candidatos têm as condições requeridas. E, Mário Centeno está certamente entre eles. Mas, também penso que pode não ser óbvio que seja um socialista a presidir ao Eurogrupo. E, também não é o único que pode lá chegar. Isso terá de ser decidido antes de quinta-feira”, afirmou à TSF, em Bruxelas, Moscovici.

O prazo para a entrega das candidaturas à liderança do Eurogrupo termina esta quinta-feira, 30 de novembro, sendo tomada uma decisão a 4 de dezembro. Mário Centeno não assume, mas poderá ser um dos candidatos. Moscovici espera que entre os eventuais aspirantes ao Eurogrupo haja um “bom líder”.

“Penso que devia haver pelo menos um bom candidato para presidir ao Eurogrupo, porque este grupo precisa de liderança. Nunca é fácil. É muito importante ter um forte e bom líder, que esteja dedicado ao projeto europeu e que saiba que ao mesmo tempo é preciso ter seriedade e flexibilidade”, salienta o comissário, admitindo que “gostaria poder trabalhar com o Mário [mas também com] Pier Carlo [Padoan] ou quem quer que seja o presidente do Eurogrupo. Porque há [potenciais] candidatos muito bons”.

Quem quer que se torne presidente, gostaria que em princípio fosse apenas para um curto período, até ao momento que tenhamos uma nova comissão, o mais tardar”, defende Moscovici.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moscovici: Centeno tem “as condições requeridas” para liderar o Eurogrupo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião