Plataforma: Banca quer rapidez a tirar carimbo do malparado para acelerar limpeza do balanço

  • Rita Atalaia
  • 29 Novembro 2017

Os bancos querem que as empresas que vão ser incluídas na plataforma do malparado percam rapidamente este "carimbo" para que possam voltar a receber financiamento.

A plataforma para resolver o malparado é positiva, mas há que resolver outra questão: as empresas com créditos em incumprimento têm de perder rapidamente esse “carimbo” para que os bancos possam voltar a conceder crédito. Esta é a ideia partilhada pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), Novo Banco e BCP, os três bancos que participam nesta plataforma. Mais novidades sobre esta solução? Só para o ano.

O presidente do BCP está otimista quanto à plataforma para limpar o malparado, uma vez que “vai ser um apoio à regeneração de um conjunto de empresas”, diz Nuno Amado no âmbito do Fórum Banca, promovido pelo Jornal Económico e PwC. Mas, para que tenha o efeito pretendido, há que resolver um problema: estas empresas “têm um carimbo”, o que dificulta a cedência de mais crédito, afirma Nuno Amado. Mas a rapidez com que as empresas perdem o carimbo depende do banco liderado por Mario Draghi.

É necessário que o Banco Central Europeu (BCE) valide alterações no sentido de mais rapidamente deixar de contabilizar estes processos em reestruturação como créditos em incumprimento, retirando-lhes este rótulo que faz com que continuem a pesar nos rácios dos bancos. Retirar esse grão de areia do processo levará a que os bancos mais facilmente procurem encontrar soluções duradouras para estas empresas.

Novidades sobre a plataforma? Só para o ano

A Plataforma de Gestão de Créditos Bancários, conhecida como ACE, vai ser criada muito em breve. CGD, BCP e Novo Banco assinaram o memorando de entendimento para colocar este mecanismo que quer solucionar os créditos em incumprimento em funcionamento. “Haverá novidades no próximo ano”, revela Paulo Macedo, presidente da CGD, no Fórum Banca.

“Estamos com valores [de malparado] muito acima dos nossos concorrentes europeus” e “isto reflete-se no rating dos bancos. Temos de trabalhar nesse sentido”, salienta o presidente do banco público.

Um esforço de limpeza de malparado que terá de ser feito sobretudo pelas instituições financeiras. “A plataforma terá um papel decisivo”, mas “a maioria do esforço é da iniciativa dos bancos”, remata Paulo Macedo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plataforma: Banca quer rapidez a tirar carimbo do malparado para acelerar limpeza do balanço

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião