Lisboa espera por Draghi em território negativo

  • Juliana Nogueira Santos
  • 14 Dezembro 2017

A espera pelas últimas declarações do ano do BCE está a deixar as praças europeias à espera em terreno vermelho. Pesos pesados e energia pressionam Lisboa.

As últimas declarações do ano por parte do Banco Central Europeu (BCE) estão a deixar as bolsas europeias à espera em terreno negativo. Lisboa não é exceção, com o principal índice nacional a perder 0,20%.

Após a Reserva Federal dos Estados Unidos ter subido a taxa de juro diretora pela terceira vez este ano, as atenções viram-se para a Europa, com a última reunião do BCE. Nesta, e como indicam os analistas do BPI no Diário de Bolsa, “a hipótese mais provável é que o BCE reveja em alta as suas previsões para o crescimento do PIB para 2018”.

Ainda assim, os pesos pesados do índice nacional e o setor energético seguem a pressionar, com todas as cotadas a negociar em terreno negativo. O BCP perde 0,42% para 25,92 cêntimos, enquanto a Jerónimo Martins desliza 0,15% para 16,15 euros. Na energia, a EDP desliza 0,17% para 0,93 euros, a EDP Renováveis perde 0,18% para 6,61 euros e a Galp cai 0,51% para 15,65 euros.

Em queda continuam as ações da Pharol que, desde que foi anunciado o novo plano de reestruturação da Oi, já desvalorizaram quase 15%. Na sessão anterior, as ações da telecom chegaram a desvalorizar 9%, tendo fechado a sessão a cair 8%. Esta quinta-feira, as ações seguem a desvalorizar 5,92% para 27 cêntimos, tendo expandido perdas para 7,67% nos primeiros minutos de negociação.

A destacar-se do resto das cotadas está a Sonae, que esta manhã de quinta-feira avança 1,49 para 1,15 euros.

Na Europa, o dia também é de perdas, com as principais praças europeias a perderem entre 0,10% e 0,29%. Enquanto o francês CAC-40 desliza 0,10%, o espanhol IBEX-35 cai 0,18%, o alemão DAX desvaloriza 0,19 e o agregador Stoxx 600 perde 0,29%.

(Notícia atualizada às 8h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa espera por Draghi em território negativo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião