Juros de Portugal abaixo dos de Itália? Não vai durar, diz o Rabobank

  • Rita Atalaia
  • 18 Dezembro 2017

A dívida portuguesa comporta menor risco para os investidores do que a dívida italiana. Mas, para os analistas do Rabobank, esta situação é apenas temporária.

A dívida portuguesa comporta menor risco para os investidores do que a dívida italiana. Um desempenho que foi reforçado com a decisão da agência Fitch de retirar o rating do país do “lixo” na sexta-feira. Mas esta situação não vai durar muito tempo. Para os analistas do Rabobank, esta diminuição do spread entre Portugal e Itália é apenas “temporária”, uma vez que a fraca liquidez no mercado vai afastar os investidores.

“Consideramos que os juros da dívida portuguesa vão ter dificuldades em manter-se abaixo dos de Itália. Apesar de alguns considerarem que é possível que este desempenho se mantenha, a [fraca] liquidez vai penalizar” as obrigações nacionais, referem os analistas do Rabobank numa nota citada pela Bloomberg.

“Prevemos que a diminuição do spread terminou, uma vez que Itália representa um patamar natural para a dívida portuguesa e os problemas políticos limitam qualquer subida da dívida italiana no curto prazo”, explicam, referindo-se às eleições que devem ser marcadas para 4 de março. “Quem estava a apostar numa convergência [do spread entre Portugal e Itália], este será o momento para realizar mais-valias”, acrescentam.

"Consideramos que os juros da dívida portuguesa vão ter dificuldades em manter-se abaixo dos de Itália. Apesar de alguns considerarem que é possível que este desempenho se mantenha, a [fraca] liquidez vai penalizar [as obrigações nacionais].”

Rabobank

A yield implícita na dívida portuguesa a dez anos baixou da exigida pelos investidores nas obrigações italianas. E a tendência mantém-se: os juros portugueses a dez anos recuam 5,8 pontos base para 1,782%, em comparação com a queda de 2,3 pontos base para 1,789% no caso de Itália. Portugal tem visto os juros da dívida caírem, à boleia de bons indicadores económicos e desde que a Standard & Poor’s surpreendeu os investidores ao retirar o país de “lixo”, uma tendência que foi agora reforçada pela decisão semelhante da Fitch. E que a Moody’s pode seguir no arranque de 2018.

Portugal já é menos arriscado que Itália

O diferencial face a Itália desapareceu, sendo que face a Espanha o prémio de risco é cada vez mais reduzido. Comparando com o país vizinho, os juros do país vizinho recuavam 2,4 pontos base para 1,435% — o spread está em 34 pontos base. Mourinho Félix já tinha dito que acreditava que em breve haveria novas mexidas na classificação da dívida nacional. E novas subidas de rating iriam, esperava o secretário de Estado Adjunto e das Finanças, atirar os juros do país o nível dos de Espanha e para baixo dos de Itália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros de Portugal abaixo dos de Itália? Não vai durar, diz o Rabobank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião