Direção da Raríssimas suspende Paula Brito e Costa por “ilícito laboral”

  • Lusa
  • 20 Dezembro 2017

Perante os indícios que poderão constituir, entre outros, um ilícito laboral, a direção da Raríssimas decidiu instaurar um procedimento prévio de inquérito para investigar Paula Brito e Costa.

A direção da Raríssimas determinou esta quarta-feira a “suspensão preventiva por 30 dias”, com efeitos imediatos, de Paula Brito e Costa, do cargo de diretora-geral da associação, por indícios de “ilícito laboral”.

A decisão foi avançada pela vogal da direção, Marta Balula, numa declaração aos jornalistas sem direito a perguntas, efetuada à porta da Casa dos Marcos, onde Paula Brito e Costa — ex-presidente da Raríssimas, tendo apresentado em 14 de dezembro a demissão desse cargo que acumulava — esteve hoje até pouco depois das 17h00.

A declaração lida por Marta Balula refere que “considerando que a presença da ex-presidente no local de trabalho pode ser suscetível de perturbar as averiguações do procedimento de inquérito, foi decidido, nos termos do número 2 do artigo 354 do Código de Trabalho, proceder à suspensão preventiva por 30 dias, com efeitos imediatos” de Paula Brito e Costa.

Considerando que a presença da ex-presidente no local de trabalho pode ser suscetível de perturbar as averiguações do procedimento de inquérito, foi decidido, nos termos do número 2 do artigo 354 do Código de Trabalho, proceder à suspensão preventiva por 30 dias, com efeitos imediatos.

Comunicado

Tendo em consideração os indícios que recentemente se tornaram públicos e que poderão constituir, entre outros, um ilícito laboral, a direção da Raríssimas deliberou instaurar um procedimento prévio de inquérito para investigar a alegada violação dos deveres de sigilo, de obediência e de lealdade para com o empregador por parte de Paula Cristina de Brito Cardoso e Costa”, diz ainda o texto.

Paula Brito e Costa saiu hoje da Casa dos Marcos pelas 17h15, onde pela manhã se apresentou para trabalhar, motivando protestos dos funcionários. A até agora diretora-geral da Raríssimas saiu a conduzir uma viatura e tinha ao lado o marido, que escondeu completamente a cara com o capuz de um casaco.

Os trabalhadores que hoje se concentraram à porta da Casa dos Marcos em protesto pela presença da ex-presidente, e agora diretora-geral suspensa de funções, estiveram reunidos com uma comissão nomeada pela restante direção da Raríssimas. Em causa estão as condições financeiras a instituição depois da demissão de Paula Brito e Costa do cargo de presidente cujas contas bancárias ainda estão inacessíveis, facto que, segundo dizem, prejudica a gestão financeira.

Uma investigação da TVI mostrou documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente de Paula Brito e Costa, que alegadamente terá usado o dinheiro para diversos gastos pessoais. O caso já provocou a demissão do secretário de Estado da saúde Manuel Delgado, que em 2013 e 2014 foi consultor da Raríssimas, com um vencimento de três mil euros por mês, tendo recebido um total de 63 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Direção da Raríssimas suspende Paula Brito e Costa por “ilícito laboral”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião