BPI vende negócios de cartões de débito e crédito por 113 milhões

  • ECO
  • 21 Dezembro 2017

A venda da operação de emissão de instrumentos de pagamento bem como dos serviços de pagamento junto de estabelecimentos comerciais permite um encaixe de 113 milhões de euros.

O BPI alienou o negócio de meios de pagamento à CB Payments e à Comercia por 113 milhões de euros. A venda da operação de emissão de instrumentos de pagamento, ou seja, de cartões de débito e de crédito bem como dos serviços de pagamento junto de estabelecimentos comerciais, foi proposta pelo CaixaBank, que detém 100% da CB Payments.

Como foi comunicado esta quinta-feira aos mercados, “a alienação das posições jurídicas que consubstanciam e são utilizadas no ramo de atividade de emissão de instrumentos de pagamento”, foi feita à CB Payments pelo preço de 53 milhões de euros, enquanto “a alienação das posições jurídicas que consubstanciam e são utilizadas no ramo de atividade de merchant acquiring” foi feita à Comercia por 60 milhões de euros.

No mesmo comunicado, o banco português afirma que “vai manter o relacionamento com os clientes das atividades em causa, o que fará na qualidade agente das respetivas sociedades CB Payments e Comercia”. As duas empresas exercerão a sua atividade em Portugal ao abrigo do regime europeu de livre prestação de serviços.

O BPI detém mais de 1,55 milhões de cartões em circulação. O CaixaBank é a entidade líder em instrumentos de pagamento em Espanha, com 16,5 milhões de cartões em circulação, 37.600 milhões de euros de faturação em compras e uma quota de mercado por faturação de 23,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI vende negócios de cartões de débito e crédito por 113 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião