BPI já cumpre novos rácios mínimos exigidos pelo BCE

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2017

Há novos requisitos mínimos prudenciais de fundos próprios que deverão ser respeitados pelos bancos a partir de 1 de janeiro de 2018. O BPI diz que já os cumpre.

O Banco BPI informou cumprir os novos rácios mínimos exigidos a partir de 1 de janeiro de 2018 pelo Banco Central Europeu (BCE) em matéria de CET1, Tier 1 e rácio total.

“Tendo em conta os rácios observados em 30 de setembro de 2017, o Banco BPI cumpre os novos rácios mínimos exigidos em matéria de CET1 (‘Common Equity Tier 1’), Tier 1 e rácio total”, refere a instituição em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo adianta, de acordo com a decisão do BCE no âmbito do processo de análise e avaliação para fins de supervisão (SREP, do inglês Supervisory Review and Evaluation Process), o requisito de Pilar 2 para o Banco BPI em 2018 passa a ser de 2,25%, o que representa uma redução de 0,25 pontos percentuais face a 2017.

Em causa está a decisão do BCE sobre os requisitos mínimos prudenciais de fundos próprios que deverão ser respeitados pelos bancos a partir de 1 de janeiro de 2018, tendo por base os resultados do SREP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BPI já cumpre novos rácios mínimos exigidos pelo BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião