Centeno agradece a Dijsselbloem. Sucede-o no Mecanismo Europeu de Estabilidade

O ministro das Finanças português vai ser o próximo chairman do conselho de governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade. Em reação, Centeno agradeceu o trabalho de Jeroen Dijsselbloem.

Mário Centeno, ministro das Finanças.Paula Nunes / ECO

Mário Centeno é o novo chairman do conselho de governadores do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE). O anúncio oficial foi feito esta quinta-feira pelo MEE. O ministro das Finanças português assume o cargo a 13 de janeiro, a mesma data em que passará a ser o novo presidente do Eurogrupo. No comunicado, Centeno agradece o trabalho do seu antecessor, Jeroen Dijsselbloem, que este ano foi duramente criticado na Europa pelas suas declarações sobre os países do Sul.

“Gostaria de agradecer ao Jeroen Dijsselbloem pela sua liderança no conselho de governadores durante tempos desafiantes para a Zona Euro”, afirma Mário Centeno. O novo líder do Eurogrupo diz que a sua missão será procurar pelos consensos necessários para “construir uma União Monetária mais forte, na qual o MEE tem de continuar a ter um papel-chave”.

O diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, congratulou Centeno: “Enquanto ministro das Finanças português, ele [Centeno] teve um papel decisivo na história de sucesso do seu país“. Regling traçou ainda os temas mais importantes do próximo ano, assinalando a conclusão do programa de ajuda financeira da Grécia e a definição do futuro do MEE na reforma do euro que está a ser negociada.

O MEE é controlado pelos 19 governos da Zona Euro através de um acordo internacional. O conselho de governadores é o órgão mais alto da hierarquia do Mecanismo Europeu de Estabilidade. É este organismo que define as ajudas financeiras aos Estados-membros. Tanto Pierre Moscovici, comissário europeu para os Assuntos Económicos, como Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, estão presentes nas reuniões como observadores.

Apesar de deixar de ser chairman, Dijsselbloem continuará no MEE. Klaus Regling convidou-o para ser conselheiro do Mecanismo Europeu de Estabilidade, cargo que inicia a 13 de janeiro. O ex-ministro das Finanças holandês terá direito a um escritório e a “ajuda logística” durante o período de transição. E será remunerado pelo cargo. Contudo, segundo Regling, o contrato será realizado por um “tempo limitado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno agradece a Dijsselbloem. Sucede-o no Mecanismo Europeu de Estabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião