Vendas de carros sobem 7,7% em 2017

Ao todo, foram vendidos 266.386 automóveis novos no ano passado. Renault, Peugeot e Volkswagen continuam a ser as marcas preferidas em Portugal.

O mercado automóvel desacelerou em 2017. No conjunto do ano passado, as vendas de automóveis novos aumentaram 7,7%, depois de, em 2016, ter registado um aumento de 16,2%. Ainda assim, mantém-se a tendência de recuperação do mercado, num ano em que os portugueses já pediram, só até outubro, mais de 25 mil milhões de euros em crédito para compra de automóvel, mais 16% do que em 2016. Renault, Peugeot e Volkswagen continuam a ser as três marcas mais vendidas em Portugal.

Os dados foram divulgados, esta terça-feira, pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP), que dá conta de que, ao todo, foram vendidos 266.386 automóveis novos no ano passado, o que corresponde a um aumento homólogo de 7,7%. O maior aumento verificou-se na categoria de veículos pesados, onde as vendas alcançaram as 5.732 unidades no ano passado, mais 10,7% do que em 2016. Já na categoria de ligeiros de passageiros, venderam-se 222.134 unidades, um aumento de 7,1%, enquanto as vendas de comerciais ligeiros aumentaram em 10,4%, para um total de 38.520 unidades.

A Renault continua não só a ser a marca mais vendida em Portugal, como é uma das que regista maior aumento de vendas. No ano passado, vendeu 37.785 veículos ligeiros, um aumento homólogo de 13,5%. Segue-se a Peugeot, com 27.550 automóveis ligeiros vendidos, o que corresponde a um aumento de 8,1%.

A Volkswagen continua no pódio, como a terceira marca mais vendida em Portugal, mas está a perder terreno. No ano passado, as vendas caíram 4,5%, para as 18.263 unidades vendidas, um número que ficou próximo da Mercedes-Benz, a quarta marca em Portugal (com 18.096 unidades, um aumento homólogo de 7,3%).

As vendas de carros de luxo também estão a aumentar. A Jaguar aumentou as vendas em 10,3%, para 697 unidades, enquanto a Porsche e a Maserati registaram subidas de 56,8% e 20,9%, respetivamente (207 unidades e 52 unidades). A Ferrari vendeu 20 carros, mais três do que em 2016.

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