Inflação trava na Zona Euro na reta final de 2017

Mario Draghi não recebeu uma prenda no Natal. Pelo menos do lado da inflação. A variação dos preços da Zona Euro continua aquém do objetivo do Banco Central Europeu.

O próprio já tinha admitido que a inflação não iria chegar perto dos 2%, mas os números divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat confirmam a previsão de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu. Segundo o gabinete de estatísticas europeu, a inflação fixou-se nos 1,4% em dezembro de 2017, travando face à variação anual de 1,5% em novembro.

A estimativa rápida do Eurostat relativa a dezembro aponta para uma subida dos preços da energia menos expressiva do que em novembro: 3% face a 4,7%, respetivamente. A taxa de inflação de dezembro excluindo os produtos energéticos fixou-se nos 1,2%.

Os preços dos alimentos não processados desaceleraram face a novembro, sendo que as restantes componentes mantiveram-se praticamente inalteradas.

No mês passado, o Banco Central Europeu apresentou as projeções até 2020. A economia deverá crescer mais do que o esperado anteriormente, mas continuará a desacelerar. Já a inflação continuará abaixo dos 2%. Existe uma “maior confiança de que a inflação está a convergir para um caminho sustentado a médio prazo”, disse Draghi que, no entanto, admitiu que as pressões nos preços continuam “silenciadas” dado que não existem “sinais convincentes” de que há uma tendência ascendente “sustentada”.

Os dados definitivos da inflação anual serão divulgados a 17 de janeiro.

(Atualizado às 10h39)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação trava na Zona Euro na reta final de 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião