Economia chinesa acelera pela primeira vez em sete anos

O PIB chinês cresceu 6,9% no ano passado, acima do previsto, tratando-se da primeira aceleração de crescimento desde 2010.

A economia chinesa cresceu 6,9%, em 2017, superando o ritmo de crescimento de 6,7% registado em 2016, anunciou esta quinta-feira o Gabinete Nacional de Estatísticas da China. Já no quarto trimestre de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 6,8%, em termos homólogos.

O crescimento económico registado no último trimestre do ano foi apoiado na recuperação do setor industrial, pela resiliência do mercado imobiliário e pelo forte crescimento das exportações.

Os números revelados não só superaram aquilo que era esperado pelo Governo chinês que antecipava um ritmo de crescimento de 6,5% da economia em 2017, como sinaliza ainda a primeira aceleração dos últimos sete anos. Os dados do gabinete de estatísticas chinês mostram que em 2017 a economia acelerou pela primeira vez desde o ano de 2010, já que os anos seguintes foram marcados por sucessivas quebras do ritmo de crescimento. De salientar que 2016 tinha marcado o ritmo de crescimento menor em 26 anos.

Em termos nominais, a economia da china gerou no ano passado uma riqueza total de 82,71 biliões de yuans (10,54 bilhões de euros), o que sinaliza um aumento de 11,2% face à riqueza criada em 2016. “O crescimento chinês é muito saudável“, afirmou Iris Pang, economista do ING especializado na Grande China, citado pela Reuters. “Os riscos com que nos preocupamos em 2017 como, por exemplo, a possibilidade de os cortes na sobrecapacidade terem um impacto negativo sobre o PIB, não aconteceram porque novos setores estão realmente a ajudar a produção a crescer”, acrescentou o mesmo especialista.

A aceleração económica da China acontece ainda num ano em que o Governo intensificou a sua repressão ao investimento de risco e aos elevados rácios de alavancagem, bem como intensificou a batalha contra a poluição.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia chinesa acelera pela primeira vez em sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião