5 coisas que vão marcar o dia

  • Marta Santos Silva
  • 25 Janeiro 2018

Quanto valem as casas em Portugal? Como fechou a execução do Orçamento de 2017? O que vai decidir o BCE em termos de política monetária? Tudo perguntas que terão resposta esta quinta-feira.

Esta quinta-feira vem cheia de revelações, desde os resultados da atividade do Banco Europeu de Investimento no país até à execução orçamental de dezembro, que permite conhecer como o Governo fechou o ano. O INE também revela os dados da avaliação bancária na habitação relativamente ao último mês do ano passado, e a EasyJet mostra o seu novo avião, mais “verde”.

2017 encerra: Execução orçamental de dezembro divulgada

A Direção-Geral do Orçamento vai mostrar como é que Centeno controlou as contas no último mês de 2017. Quando já se fala num défice de 1,2% e num ano de excelência para o Governo, este documento permitirá tirar as teimas e saber como correu a execução orçamental em 2017.

Draghi e os estímulos na Zona Euro

Olhos postos no Banco Central Europeu esta quinta-feira, com o Conselho de Governadores do BCE a reunir-se para tomar decisões de política monetária. Mario Draghi deverá manter a taxa de juro, mas as atenções recaem sobre os sinais que o presidente da autoridade monetária do euro vai deixar sobre o fim do programa de estímulos, o que poderá impactar no desempenho dos juros da dívida soberana.

Quanto custam as casas portuguesas?

Mês após mês, a avaliação dos imóveis em Portugal tem vindo a aumentar, estando em níveis recorde. Essa tendência deverá ser confirmada, mais uma vez, pelo Instituto Nacional de Estatística, que vai revelar o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação de dezembro de 2017, permitindo assim perceber quanto valorizaram, aos olhos dos bancos (na hora de concederem crédito para a compra de casa), os apartamentos e moradias adquiridos durante o ano passado.

Banco Europeu de Investimento presta contas

O Banco Europeu de Investimento apresenta os resultados da sua atividade em Portugal. O BEI vai mostrar como correu a aplicação do Plano Juncker em 2017, conhecido como Plano de Investimento para a Europa. O BEI, com capital dos Estados-membros, financia investimentos de longo prazo em vários países, e esta quinta-feira vai prestar contas do trabalho feito, com a presença do seu vice-presidente, Román Escolano, em Lisboa.

Novo EasyJet mais verde apresentado em Lisboa

O easyJet A320neo é o novo avião da empresa low cost EasyJet. Com este avião, o plano é reduzir a pegada ambiental da empresa com emissões de CO2 15% inferiores. O novo avião que vai ser apresentado hoje em Lisboa também é muito mais silencioso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião