Entrada em vigor das novas tabelas da ADSE adiada

  • ECO
  • 30 Janeiro 2018

A data de entrada em vigor das novas tabelas da ADSE vai ser adiada. A entidade espera por uma contraproposta da APHP, numa tentativa de obter um consenso dos maiores hospitais privados.

As novas tabelas da ADSE, que garantiam reduzir custos tanto para os beneficiários como para o próprio subsistema de saúde, vão entrar em vigor uns dias mais tarde do que o previsto, de acordo com uma decisão do próprio instituto responsável. Este adiamento do prazo acontece como forma de a ADSE mostrar que se encontra disponível para tentar chegar a um acordo com os hospitais privados.

Conforme tudo indicava, as novas tabelas entrariam em vigor dia 1 de março, no entanto, teriam de ser publicadas 30 dias antes dessa data, o que não aconteceu. Assim, o conselho diretivo da ADSE decidiu adiar essa data de início, ao mesmo tempo que aguarda uma contraproposta da Associação Portuguesa e Hospitalização Privada (APHP), para que sejam feitos reajustes à proposta que esta lhes apresentou este mês, de acordo com a notícia avançada pelo Público (acesso pago).

Na semana passada, em declarações ao Público, o presidente da ADSE, Carlos Liberato Batista, já tinha adiantado que estava disponível para “considerar propostas alternativas, que sejam justificáveis e não coloquem em causa a sustentabilidade da ADSE e a qualidade do serviço disponibilizado”.

Apesar de estar previsto que as tabelas entrassem a vigor no início de março, este acrescentou: “temos sempre tempo para ir corrigindo situações pontuais que nos sejam propostas”. Assim, fica definida a decisão de adiamento desse prazo, numa tentativa, por parte da ADSE, de que a tabela seja aprovada pelos maiores hospitais privados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrada em vigor das novas tabelas da ADSE adiada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião