Finanças substituem Manuela Proença na Direção-Geral do Orçamento

  • ECO
  • 5 Fevereiro 2018

Ministério das Finanças decidiu substituir Manuela Proença na Direção-Geral do Orçamento, optando pela recomposição da liderança desse organismo. Economista ocupava cargo desde 2012.

O cargo de diretora-geral do Orçamento vai deixar de ser ocupado por Manuela Proença. O Ministério das Finanças decidiu substituir a economista (que tomou esse lugar em 2012, aquando da saída de Maria Eugénia Pires), optando por recompor a liderança da Direção-Geral do Orçamento (DGO). A notícia foi avançada, esta segunda-feira, pelo jornal Público, que cita fontes conhecedoras do processo.

Em 2014, a então ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, tinha reconduzido Manuela Proença na liderança da DGO por mais cinco anos. Antes de ocupar esse cargo, a economista tinha já uma carreira longa na Administração Pública, tendo sido diretora-geral do Departamento de Prospetiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério do Ambiente entre 2007 e 2011.

A DGO é o serviço do Ministério das Finanças que gere tecnicamente o andamento da execução orçamental, divulga mensalmente os dados da despesa e da receita das Administrações Públicas e prepara o relatório do défice e da dívida que o Instituto Nacional de Estatística (INE) envia para Bruxelas.

Recentemente, na sequência da discussão do OE para 2018, esta entidade viu as suas tarefas de divulgação do andamento da execução orçamental tornarem-se mais exigentes: a partir de maio, o boletim de execução orçamental passará a apresentar de forma regular os dados sobre as verbas que cativadas e aquelas que são libertadas por Centeno.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finanças substituem Manuela Proença na Direção-Geral do Orçamento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião