OutSystems investe em Inteligência Artificial. Centro vai ser em Portugal

Empresa nacional escolhe Portugal para instalar centro de inteligência artificial e machine learning. A ideia é "transformar o atual ciclo de desenvolvimento de software", explica a OutSystems.

A OutSystems vai inaugurar um novo centro de excelência nas áreas de inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) em Portugal. A empresa escolheu o país para criar o Projeto Turing, um espaço onde possa desenvolver e “transformar o atual ciclo de desenvolvimento de software”. Trata-se de “uma iniciativa inovadora que pretende aliar o poder da inteligência artificial e de machine learning ao desenvolvimento de software“, adianta a OutSystems.

Dentro dos primeiros projetos do centro estão:

  1. Desenvolver novos Assistentes IA para acelerar o desenvolvimento de aplicações, fornecendo os modelos de melhores práticas, componentes e widgets durante a conceção da aplicação. Estes assistentes vão ajudar os programadores a serem mais eficientes e a tornarem-se um exemplo para os seus pares em programação.
  2. Conceber analistas com base em IA que diminuirão os custos de manutenção das aplicações. Ao analisarem a estrutura de aplicações complexas antes da sua implementação, estes analistas conseguirão prever determinadas questões e monitorizar padrões de uso em tempo real, recomendando melhorias.
  3. Desenvolver sistemas com base em IA que gerarão, de forma automática, recomendações de novas características para novas aplicações com base em grandes conjuntos de dados de utilização, reporting de erros, feedback do consumidor, taxas de adoção e métricas de negócio.

“A nossa visão para o Projeto Turin conjuga-se na perfeição com as ideias que tínhamos em mente há 17 anos, quando lançámos a OutSystems: reduzir a complexidade do desenvolvimento e da mudança a nível de software empresarial. Está no nosso ADN. Graças à inteligência artificial, temos agora o potencial necessário para transformar o ciclo de vida de todo o software, em que assistentes com base em IA auxiliam todas as etapas de produção desde a conceção de novas aplicações (a arquitetura certa e experiências do consumidor) à análise do valor de negócio e o respetivo impacto na organização”, diz Paulo Rosado, fundador e CEO da OutSystems.

"A nossa visão para o Projeto Turin conjuga-se na perfeição com as ideias que tínhamos em mente há 17 anos, quando lançámos a OutSystems: reduzir a complexidade do desenvolvimento e da mudança a nível de software empresarial. Está no nosso ADN.”

Paulo Rosado

CEO da OutSystems

O Centro de Excelência da OutSystems vai ser lançado hoje, na data de aniversário do primeiro design detalhado da proposta de computação feita por Alan Turing. O nome do projeto foi inspirado em Alan Turing, matemático e considerado o ‘pai’ da ciência de computação e da inteligência artificial. “Este novo centro pretende explorar a forma como a IA e o ML podem transformar o desenvolvimento de software na próxima década.

Além da criação do centro, a Outsystems quer “alocar 20% dos recursos totais de desenvolvimento e pesquisa ao projeto, e estabelecer parcerias com peritos da indústria, líderes tecnológicos e universidades para aliar pesquisa e inovação” aos dois campos de ação.

“Enquanto líderes no desenvolvimento de plataformas low-code durante mais de uma década, temos uma das maiores bases de dados do mundo de aplicações de produção”, explica Nuno Antunes, vice-presidente de engenharia da OutSystems. “Tal como a plataforma Watson da IBM usa um volume massivo de dados médicos da clínica Mayo para melhorar a vida dos pacientes, nós estamos numa posição única para alavancar IA/ML e big data, identificar as melhores práticas e criar assistentes especializados, que no futuro ajudarão significativamente os nossos clientes.”

A inteligência artificial vai “melhorar, acelerar e atuar de forma disruptiva no ciclo de vida do desenvolvimento de software“, concluiu o relatório How AI Will Change Software Development and Applications, da Forrester. De acordo com o documento, “a combinação de tecnologias IA como machine learning avançado, deep learning e o processamento de linguagem natural, conjugadas com as regras de negócio, terá impacto em todas as etapas do ciclo de vida do desenvolvimento de software, ajudando os programadores a desenvolverem-no mais rapidamente.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OutSystems investe em Inteligência Artificial. Centro vai ser em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião