Microsoft revoluciona Bing com Inteligência Artificial

  • ECO
  • 14 Dezembro 2017

Pesquisa inteligente, pesquisa conversacional e pesquisa inteligente por imagens. São essas as novas funcionalidades do Bing. Motor de busca da Microsoft tem também novo parceiro.

O casamento entra a Inteligência Artificial (AI) e o seu motor de busca é a nova aposta da americana Microsoft. A empresa de Bill Gates acaba de anunciar que irá equipar o Bing com ferramentas nas áreas da pesquisa inteligente, pesquisa inteligente por imagens e pesquisa conversacional. Deste modo, a gigante pretende marcar uma posição forte neste setor de investigação tecnológica e melhorar as capacidades do motor em causa, avançou a Bloomberg.

Bing quer dar respostas úteis às pesquisas conversacionais.Pixabay

“A Inteligência Artificial melhorou bastante a sua capacidade de encontrar informação, mas dar sentido a essa informação ainda é um desafio real“, explicou, no evento de lançamento das novas funcionalidades, em São Francisco, Kristina Behr, gestora da equipa de AI da Microsoft.

A nível conversacional e de pesquisa inteligente, o Bing quer demarcar-se do Google ao oferecer aos internautas respostas que incluam diversos pontos de vista. De acordo com a The Verge, os resultados de uma qualquer busca vão passar a compreender múltiplas fontes verificadas e perspetivas sobre uma mesma questão. Além disso, não serão mostrados notícias falsas, nem sites de aparência não confiável. “A pesquisa conversacional usa mecanismos de aprendizagem automática em larga escala pelo que só se esperam melhorias ao longo do tempo”, reforçou ainda Behr.

Pesquisa com base num excerto de uma imagem vai passar a ser possível.TechCrunch

Já a terceira inovação anunciada baseia-se no reconhecimento de objetos — conhecido como leitura automática — e vai permitir que o internauta selecione um pedaço de uma imagem e pesquise a partir desse excerto. Em cada fotografia, haverá uma ferramenta de “pesquisa na imagem”, que percebe o que está a ser alvo de procura e encontra produtos similares. Por exemplo, se estiver à procura de um determinado colar figurado numa fotografia, poderá pesquisar a partir de uma simples parcela da imagem.

De acordo com a Microsoft, um terço das procuras feitas em computadores, nos Estados Unidos, acontecem com recurso ao Bing.

Um novo parceiro

À parte das novas funcionalidades baseadas em Inteligência Artificial, o Bing anunciou também uma nova parceria. O motor de busca da Microsoft ligou-se ao Reddit para tornar mais visível o conteúdo do fórum, nos seus resultados.

Resultados incluirão respostas mais populares no Reddit.TechCrunch

“Encaramos isto como uma nova janela para ajudar as pessoas a descobrir novas comunidades”, enfatizou, no mesmo evento, o cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, segundo o TechCrunch. O conteúdo do fórum será, assim, integrado diretamente nas respostas dadas às pesquisas, com as intervenções mais populares a aparecerem como primeira conclusão face a certas perguntas colocadas no motor. Mais, o Bing usará a informação altamente detalhada e regionalizada do Reddit para dar resposta com nuances mais pronunciadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft revoluciona Bing com Inteligência Artificial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião