A tarde num minuto

  • Rita Frade
  • 23 Fevereiro 2018

Não teve tempo de ler as notícias esta tarde? Fizemos um best of das mais relevantes para que fique a par de tudo o que se passou, num minuto.

O relatório da 6.ª da Avaliação do Pós-Programa a Portugal tem um tom otimista, tanto em relação ao presente como ao futuro. Mas o FMI também deixa avisos, dado que o legado da crise ainda pesa. Quase dois anos depois de substituir Marco Fernandes à frente da gestora de capital de risco público, Celso Guedes de Carvalho está de saída, sabe o ECO.

“A economia portuguesa está mais forte”. É esta a primeira frase que abre o sumário executivo da 6.ª Avaliação Pós-Programa que o Fundo Monetário Internacional (FMI) realizou a Portugal no final do ano passado. No geral, o FMI dá uma nota positiva ao desempenho da economia portuguesa.

Na sexta avaliação pós-programa do FMI, fica um aviso a Mário Centeno: os gastos com salários da Função Pública estão a aumentar e são permanentes, o que pode dificultar as contas públicas quando o ciclo económico for negativo.

Os preços das casas não param de subir. E o Fundo Monetário Internacional (FMI) alerta para a necessidade de se monitorizar esta escalada para evitar repetições de problemas do passado, nomeadamente a escalada nos níveis de incumprimento do crédito à habitação que deixou a banca com um fardo pesado.

Celso Guedes de Carvalho está de saída da liderança da Portugal Ventures (PV), confirmou o ECO. O CEO da Portugal Ventures não terá visto o seu mandato — que terminou em dezembro — renovado pela Secretaria de Estado da Indústria.

O banco liderado Carlos Rodrigues quer funcionar com uma espécie de cupido da banca de investimento, tendo lançado uma plataforma online — em www.capitalizer.eu — onde procura “casar” as empresas à procura de capital e investidores com dinheiro à procura de novos projetos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A tarde num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião