Filmar em Portugal? Hollywood de olhos postos nos incentivos do Governo português
Jornal L.A. Times sublinha, esta semana, o programa de incentivos à produção cinematográfica e audiovisual previsto no Orçamento do Estado para este ano. Hollywood pisca assim o olho a Portugal.
Portugal tem praias, castelos e paisagens dignos de Hollywood, mas, ao contrário de outros destinos europeus (como a França e o Reino Unido), pouca atenção tem conseguido das suas objetivas… até agora. “O Governo [português] está a lançar um novo programa de incentivos desenhado para atrair mais rodagens de filmes e séries de TV”, lembra, esta semana, o L.A. Times (conteúdo em inglês).
Estes incentivos previstos no Orçamento do Estado para 2018 têm como alvos apenas as longas-metragens — da ficção ao documentário, passando pela animação — que envolvam um investimento mínimo de 500 mil euros.
Nesses casos, as produções podem deduzir à coleta de IRC entre 25% e 30% das despesas feitas com os pagamentos de remunerações de pessoal, de honorários devidos a prestadores de servidos e implicados na compra de materiais ou equipamentos. Os reembolsos podem chegar a quatro milhões de euros. “Portugal não estava no mapa da produções de filmes há uns anos atrás. Estamos a tentar mudar isso”, explicou ao mesmo jornal a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
O L.A. Times recorda ainda que esta não é a primeira tentativa de Portugal seduzir os talentos de Hollywood. Em 2017, o Governo tinha lançado um incentivo fiscal de 25% para os mesmos projetos, que acabou por não surtir o efeito desejado, reforça o jornal.
Ao ECO, Filipa Silva e Francisco Pereira, líderes da EY, sublinham: “O incentivo fiscal à produção cinematográfica e audiovisual surge como um instrumento que pretende reforçar a competitividade de Portugal enquanto local de produção cinematográfica e audiovisual, ao estimular a atividade dos produtores e coprodutores nacionais e ao promover a atração de produções estrangeiras para o nosso país”.
Apesar das grandes rodagens de Hollywood ainda não terem chegado a terras lusitanas, nos últimos meses de 2017, grandes marcas com a Volkswagen, a McDonald’s, a Apple ou até mesmo a Intimissimi, com o emblemático anúncio protagonizado por Mónica Bellucci usaram as ruas de Lisboa como cenário para os seus anúncios publicitários.
“Portugal possui uma ampla oferta de talentos técnicos graças ao património artístico e cinematográfico que tem nutrido realizadores como Pedro Costa, João Pedro Rodrigues e Manoel de Oliveira”, destaca o jornal. O L.A. Times acrescenta, por fim, que, em breve, o próximo filme de Terry Gilliam começará a ser filmado em Portugal. A longa será protagonizada por Adam Driver.
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