5 coisas que vão marcar o dia

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 26 Fevereiro 2018

Da execução orçamental à avaliação bancária na habitação, do almoço entre Marcelo e Rio à reunião entre Ministério das Finanças e sindicatos. Saiba o que vai marcar o dia.

Como evoluiu o défice no arranque do ano? A DGO publica esta segunda-feira os dados da execução orçamental referentes a janeiro, mas há outros acontecimentos em destaque. O Presidente da República almoça com o novo líder do PSD, Bruxelas debate criptomoedas e no Ministério das Finanças, os sindicatos da Função Pública recebem informação sobre a operacionalização das progressões.

Execução orçamental: como começou o ano?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga esta segunda-feira a síntese de execução orçamental do primeiro mês do ano. O Governo fechou 2017 com um défice em contabilidade pública de 2.574 milhões de euros, o que significa um corte de 1.607 milhões de euros face a 2016. Como começou o ano de 2018?

Ministério das Finanças explica operacionalização das progressões

O Ministério das Finanças reúne-se hoje com os sindicatos da Função Pública. No encontro, irá apresentar os dados transmitidos pelos serviços sobre a operacionalização do descongelamento das carreiras. Isto num cenário em que muitos trabalhadores do Estado ainda aguardam pelos acréscimos remuneratórios que resultam das progressões.

Como evolui a avaliação das casas?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, relativo a janeiro. Em dezembro do ano passado, o valor médio de avaliação bancária fixou-se nos 1.150 euros por metro quadrado, seis euros superior ao observado em novembro. Em causa estava uma subia mensal de 0,5% e homóloga de 4,5%.

Marcelo almoça com Rui Rio

O Presidente da República volta a reunir-se com o líder do PSD esta segunda-feira. Foi Marcelo Rebelo de Sousa que indicou aos jornalistas, em S. Tomé e Príncipe, que receberá Rui Rio “para almoçar”. O novo líder do PSD já se reuniu com o Presidente da República e com o primeiro-ministro e, no final dos dois encontros, admitiu “uma nova fase” nas relações com o Governo.

Comissão Europeia debate criptomoedas

A Comissão Europeia organiza uma mesa redonda sobre criptomoedas, que será presidida por Valdis Dombrovskis. Os participantes vão refletir nas formas como as instituições europeias, os supervisores e os estados-membros devem responder aos desafios, bem como aproveitar as oportunidades, que se colocam com os rápidos desenvolvimentos tecnológicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião