Presidente do grupo chinês que quer o Montepio Seguros e a Partex está a ser investigado por crimes económicos

  • Rita Atalaia
  • 1 Março 2018

Ye Jianming, fundador e presidente da CEFC China Energy, empresa que quer ficar com o Montepio Seguros e Partex, foi detido para interrogatório por suspeita de crimes económicos.

O presidente da CEFC China Energy, grupo chinês que quer comprar o Montepio Seguros e a Partex, está a ser investigado por suspeita de crimes económicos. Isto depois de a empresa ter assegurado ao ECO que mantém o compromisso em adquirir uma participação de 60% no ramo de seguros do banco português, “não havendo obstáculos” nas negociações com o regulador.

Ye Jianming, fundador e presidente da CEFC China Energy, empresa que também se mostrou interessada em ficar com a Partex, a petrolífera colocada recentemente à venda pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi detido este ano para ser alvo de um interrogatório, avança uma fonte próxima do processo citada pela Reuters. A mesma fonte não disse, contudo, que autoridades estão envolvidas e se a investigação ainda decorre.

As ações foram penalizadas pelas notícias. A CEFC Anhui International Holding, a subsidiária da CEFC China Energy que está cotada em bolsa, chegou a cair 10% durante a sessão.

Contactada pela Reuters, a CEFC China Energy não respondeu aos pedidos de comentário sobre a investigação. Isto depois de os chineses da CEFC Energy Company Limited terem garantido ao ECO que “não há obstáculos” nas discussões com o regulador para a compra de uma participação de 60% no Montepio Seguros, salientando que tem mantido uma “comunicação frequente”.

Depois de ter sido avançado que o grupo tinha deixado esta operação em stand by, a CEFC veio agora reforçar ao ECO a ideia de que mantém o compromisso e que está preparada “para dar o próximo passo” neste processo, sem especificar qual será este passo.

(Notícia atualizada às 11h18 com a reação das ações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do grupo chinês que quer o Montepio Seguros e a Partex está a ser investigado por crimes económicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião