Chineses da CEFC negam que presidente esteja a ser investigado

  • Rita Atalaia
  • 2 Março 2018

A CEFC China Energy, grupo chinês que quer comprar o Montepio Seguros e a Partex, nega que o seu presidente tenha sido detido este ano para interrogatório por suspeita de crimes económicos.

A CEFC China Energy, grupo chinês que quer comprar o Montepio Seguros e a Partex, a petrolífera colocada recentemente à venda pela Fundação Calouste Gulbenkian, nega que o seu presidente esteja a ser investigado. Na quinta-feira, a Reuters avançou que Ye Jianming foi detido este ano para ser alvo de um interrogatório por suspeita de crimes económicos.

Num comunicado publicado no site da empresa e citado pela Reuters, a CEFC China Energy diz que as notícias que dão conta da investigação ao presidente do grupo chinês “não têm fundamento”, sem avançar mais detalhes.

Ye Jianming, fundador e presidente da CEFC China Energy, foi detido este ano para ser alvo de um interrogatório, avançou uma fonte próxima do processo citada pela Reuters. A mesma fonte não disse, contudo, que autoridades estavam envolvidas e se a investigação ainda decorria.

As ações foram penalizadas pelas notícias. A CEFC Anhui International Holding, a subsidiária da CEFC China Energy que está cotada em bolsa, chegou a cair 10% durante a sessão. Esta sexta-feira, a empresa recuou quase 4%.

A CEFC China Energy tem feito várias apostas em Portugal, nomeadamente na Partex, mas também no Montepio Seguros. Ao ECO, a empresa reiterou o compromisso em comprar uma participação de 60% no ramo segurador do banco ainda liderado por Félix Morgado, garantindo que “não há obstáculos” na comunicação com o regulador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chineses da CEFC negam que presidente esteja a ser investigado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião